Quinta-Feira, 02 de Maio de 2019 às 18:22

Missa dos trabalhadores e trabalhadoras em Jales alerta para a defesa dos direitos e contra o fim da aposentadoria

A celebração contou com a organização da Pastoral da Cidadania de Jales

thumbnail

O Santuário da Santíssima Trindade - Escola Vocacional em Jales recebeu na manhã desta quarta-feira, 1º de maio, um grande número de féis para uma celebração do dia dos trabalhadores e trabalhadoras. A Santa Missa foi celebrada pelo Padre Antonio de Jesus Sardinha e concelebrada pelo bispo emérito da Diocese de Jales, Dom Demétrio Valentini.

Em devoção a São José Operário celebrado na data, ocorreu à benção das carteiras de trabalho e os objetos que representassem as profissões.

Após a Missa os fiéis foram convidados para participarem de um momento de discussão a respeito da realidade do mundo do trabalho, quando se lembrou da recente perda de direitos com a lei das terceirizações, que tem desvalorizado salários e profissionais.

Padre Antonio de Jesus Sardinha esteve acompanhando as discussões junto a Pastoral da Cidadania e comentou o cenário nacional para o trabalhador: “o momento no Brasil, são os dados alarmantes que demonstram o crescimento do desemprego, parece que aquilo que foi prometido com a reforma trabalhista há um ano, que era apresentado com a solução do país, se tornou um tiro no pé, porque nem toda essa lei constrangedora para a dignidade do trabalhador está ajudando a resolver a questão do trabalho. Então eu penso que se nós temos hoje que dar um grito em especial, é o grito contra o desemprego, por toda a série de políticas públicas que não estão sendo levadas a diante para mudar o quadro da economia do país”, afirmou.

Os crescentes números do desemprego e o pouco engajamento das pessoas nas discussões de categorias de classes também foram lembrados entre os participantes. Segundo eles grande parte da sociedade atual acredita que não se deve envolver em assuntos relacionados á política e acabam sendo vítimas de suas ações, perdendo direitos conquistados com muito empenho anteriormente.  

Outra urgência que merece atenção dos trabalhadores são mudanças geradas com a reforma da previdência, que trará sérias consequências para a população mais pobre e o trabalhador que terá ainda mais dificuldade e ter a sua aposentadoria, ficando sem meios de defender os seus direitos.   

Sobre o momento de reflexão após a celebração Padre Sardinha expressou: “como nós sabemos as pessoas vivem muito ocupadas, não sobra tempo para essa visão de se trabalhar pelo bem social, pelo bem comum, então esta reunião tem o objetivo de descobrir pessoas que tem sensibilidade pelo social para que possamos ir nos organizando, ir formando quadros de pessoas que ajudam a criar um consciência coletiva, que vão aprendendo a não entrar nessa onda que no país se vive ainda resultado da eleições, um clima de agressividade, de desrespeito, distanciamento, então o importante é que nós aprendamos de fato compreender que temos que ter opiniões diversas de diversos seguimentos, precisamos incentivar aquilo que é característico do ser humano, a comunicação, a palavra, o diálogo, é importante que nós aprendamos dialogar, a respeitar os pontos de vista diversos e que possamos ser colaboradores, cada qual com sua experiência, para construir uma sociedade mais organizada, harmônica, uma sociedade enfim que quer encontrar os caminhos da paz”, concluiu.


Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

Ouça a entrevista

imagem

Parceria inédita da DPU com município garante atendimento à população de Jales

thumbnail

Uma parceria inédita firmada entre a Defensoria Pública da União (DPU) e o município paulista de Jales tem garantido o atendimento à população carente local e de outras 44 cidades que pertencem à mesma subseção judiciária, desde agosto de 2020.

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.