columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Sexta-Feira, 13 de Maio de 2022 às 08:37

MARIA: A SENHORA DA HUMILDADE

Nilze Maria Fernandes de Morais | Leiga, Liderança da Paróquia São Pedro de Fernandópolis

thumbnail

O Papa Francisco escreveu em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium [2013], apontando à Igreja e ao mundo a «revolução da ternura» como o mais belo e fecundo programa de vida, pedindo que voltássemos o nosso olhar para Maria dizendo assim: «Sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do afeto. N’Ela vemos que a humildade e a ternura não são virtudes dos fracos, mas dos fortes, que não precisam de maltratar os outros para se sentir importantes» (n.º 288). Nestes tempos sombrios e nublados que vive a humanidade faz-nos refletir um pouco mais na proposta do Santo Padre. 

Entre tantas e tantas virtudes, a humildade de Maria inflama o nosso coração quando ela diz: “Porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua vontade” (Lc 1,38). Ela se coloca como serva, abaixo, ela se faz pequena. A esse sim que disse a Deus também estão inseridos a obediência e a submissão.

A virtude da humildade é a base da nossa vida espiritual, assim como o alicerce é a base de uma construção. Será que quando dizemos sim ao Senhor estamos dispostos a contrariar a nossa natureza marcada pelo pecado? Não é nada fácil permitir que sejamos guiados e orientados por alguém, simplesmente porque não queremos ser contrariados .... mesmo que esse Alguém seja o próprio Deus.

Por isso a humildade é um desafio, um desafio para os fortes, desafio para nos levar à santidade para juntos com Maria seguirmos os passos de Jesus na construção da civilização do amor, mesmo diante dos sofrimentos, das provações e da dor.

Deus nos deu um modelo de humildade, que é Maria. E Ele quis que esse modelo fosse coroado no céu, revestida de graça para nos apontar o caminho.

Mesmo que o mundo não nos entenda, imitemos Maria. Mesmo que nossa família e amigos não nos entendam, imitemos Maria. Mesmo quando tudo parecer perdido, imitemos Maria. Permitamos que à imitação de Maria, os sonhos de Deus a nosso respeito se realizem.

Que a Virgem Maria, a quem Jesus foi submisso, interceda por nós e nos ensine em Deus tudo esperar.

Ouça a entrevista

imagem

JACB 1 terá apresentação da Orquestra Sinfônica de Jales sexta-feira

thumbnail

O evento marcará mais uma edição do Projeto Música no Bairro, a entrada é gratuita.

Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Educação, CREAS e ELITE realiza Campanha de Combate às Drogas

thumbnail

No dia 27, 28, e 29 foram realizadas apresentações da peça “Onde está você?’’ interpretadas por atores da Escola Livre de Teatro de Jales, no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, os alunos da Rede Pública do Ensino Fundamental e Médio participaram.