Segunda-Feira, 28 de Agosto de 2023 às 07:48

Mamaço na praça: Saúde vai realizar evento sobre aleitamento materno

Com o tema “Amamentação: direito da mulher trabalhadora”, oencontro também vai falar sobre experiências deste período tão importante na vida das mães e prestar esclarecimentos à mulher lactante.

thumbnail

Em alusão ao Agosto Dourado –mês de conscientização sobre amamentação, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, vai realizar o Mamaço na Praça, evento que dispõe sobre a importância do aleitamento materno, na próxima quarta-feira, 30 de agosto, às 18h30, na Praça Dr. Euphly Jalles.

Realizado de forma totalmente gratuita, o evento irá receber mães e convidadas para prestigiar duas palestras, ministradas pela enfermeira obstetra e consultora em amamentação Crislaine Nascimento de Assis Paes, que irá falar sobre “Volta ao trabalho e manutenção da amamentação” e pela advogada Ana Eduarda Bazzo Pupim, com o tema “Direitos das mulheres que amamentam”. Na ocasião também haverá apresentação da dançarina Ayla Limeira.

Ao final, será realizada a cerimônia de Mamaço, quando acontecerá a amamentação coletiva. Mães e seus bebês estão convidadas a enriquecer ainda mais este encontro.

Mamaço é o nome de um evento mundial, no qual as mulheres com seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto compartilham suas vivências e tiram dúvidas com profissionais especialistas no assunto. O evento tem por objetivo naturalizar o ato de amamentar em qualquer espaço e a qualquer hora que as mães e os bebês julgarem necessário.

“O Mamaço na Praça é uma forma vista por nós, da área da saúde, como uma forma de promover a amamentação, mediar apoio psicológico e fortalecer a relação existente entre mãe e filho”, afirmou a idealizadora do evento, a enfermeira Leidepaula da Rocha Belon.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o mês do Aleitamento Materno no Brasil, chamado de Agosto Dourado, foi instituído pela Lei nº 13.435/2017 e determina que, no decorrer deste mês, sejam intensificadas as ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno e o laço que simboliza a campanha representa a mãe e seu bebê.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, “por meio do leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração”.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.