Segunda-Feira, 23 de Julho de 2018 às 16:47

‘Julho Verde’: conheça a campanha de prevenção do câncer de cabeça e pescoço

De acordo com dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca é o quinto mais comum entre homens, com 11.200 novos casos, e o câncer de laringe é o oitavo mais frequente, com 6.390 novos casos estimados para 2018.

thumbnail

Há quatro anos, a Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço (IFHNOS) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) instituíram o dia 27 de julho como o ‘Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço’. A partir de então, o mês ficou conhecido como ‘Julho Verde’ – período em que é realizada a campanha nacional de prevenção deste tipo de câncer, visando conscientizar a população sobre a doença, seus principais fatores de risco e formas de preveni-la. Neste contexto, o Hospital de Amor (HA) apresenta um papel crucial como instituição de ensino e pesquisa, na divulgação da campanha e nas ações que envolvem a mesma. 

Em função do diagnostico tardio, os tumores de cabeça e pescoço, por serem diagnosticados em fase avançada, apresentam altas taxas de mortalidade. Quando um tumor é diagnosticado precocemente, a chance de o paciente sobreviver à doença em cinco anos é de, aproximadamente, 90%. Mas, quando diagnosticado tardiamente, a taxa de sobrevivência cai para algo em torno de 30%, independentemente dos tratamentos realizados com intenção curativa.

Tipos mais comuns

O câncer de cabeça e pescoço compreende um conjunto de neoplasias malignas localizadas em diferentes regiões da via aérea e digestiva superiores, como: boca, faringe, laringe, glândulas salivares, seios da face e cavidade nasal.

Sinais e sintomas

É importante que as pessoas fiquem atentas sobre os sinais e sintomas da doença. Os mais comuns são caroços ou nódulos no pescoço, feridas na boca com mais de 15 dias que não cicatrizam e rouquidão. Muitas vezes, são os profissionais de odontologia que percebem a ocorrência dessas lesões, mas, também é fundamental procurar um médico de sua confiança se perceber qualquer um desses sintomas.

Prevenção

O desenvolvimento desses tumores também está relacionado a hábitos não saudáveis de vida, tais como: consumo exagerado de álcool e tabaco, além de relações sexuais de risco, ou seja, sem uso de preservativos. 

A campanha no Hospital de Amor Jales

Sabendo da importância do diagnóstico precoce, formas de prevenção e manejo do tratamento e de suas complicações a curto, médio e longo prazo, o departamento de cabeça, pescoço e pele do Hospital de Amor levanta a bandeira do ‘Julho Verde’, visando o melhor prognóstico e melhorias na qualidade de vida do paciente.

No dia 26 de julho, os profissionais da equipe multidisciplinar, que abrange a fonoaudiologia, a psicologia, a fisioterapia, a enfermagem, a odontologia, a dermatologia e os médicos que atuam na equipe de câncer de cabeça, pescoço e pele na instituição se reunirão para um evento especial, que tem como objetivo convidar toda a equipe multidisciplinar da área da saúde com um enfoque especial aos cirurgiões de dentistas, para falar sobre o diagnóstico precoce, técnicas de biópsia, encaminhamento ao hospital além de esclarecer o que trata a Oncologia de Cabeça, Pescoço e Pele.

De acordo com o Dr. Sávio Costa e o Dr. Filipe Mizon, cirurgiões especialistas de cabeça e pescoço, este ano será realizada uma palestra com o enfoque mais prático, com objetivo de atingir os profissionais envolvidos na cadeia de triagem do paciente da Unidade Básica de Saúde até o tratamento aqui no Hospital de Câncer. “O evento mostrará a importância da equipe multidisciplinar, principalmente dos cirurgiões dentistas, que muitas vezes são os primeiros a ter contato com esses pacientes. Quanto mais cedo o paciente é diagnosticado maiores são chances de cura.”, declara.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

Ouça a entrevista

imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição