Segunda-Feira, 23 de Abril de 2018 às 16:45

Jales - Vacinação contra a febre aftosa começa no dia 1º de maio

Em 2018 será realizado um novo calendário, de forma invertida. Por isso os pecuaristas devem ficar atentos.

thumbnail

No próximo dia 1º de maio, a maioria dos estados brasileiros e o Distrito Federal começam mais uma etapa de vacinação contra febre aftosa. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) alerta ser muito importante que o criador continue imunizando o rebanho, conforme o calendário oficial de vacinação de cada estado. O rebanho brasileiro soma 218 milhões de animais entre bovinos e búfalos.

 De acordo com comunicado do Mapa, todo o rebanho de bovinos e búfalos, de todas as idades, deverá ser vacinado no próximo mês, com exceção dos estados do Acre, Espírito Santo e Paraná, que imunizarão apenas os animais de até 24 meses. Em novembro, a maioria dos estados vacinará os animais de até 24 meses.

Manejo cuidadoso

Para que o rebanho fique protegido contra a febre aftosa, os criadores devem ter os seguintes cuidados: – Comprar as vacinas somente em lojas registradas; – Verificar se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2°C e 8°C; – Para transportá-las, usar uma caixa térmica, colocar três partes de gelo para uma de vacina e lacrar; – Manter a vacina no gelo até o momento da aplicação; – Escolher a hora mais fresca do dia e reunir o gado. Lembrar que só devem ser vacinados bovinos e búfalos; – Durante a vacinação, manter a seringa e as vacinas na caixa térmica e usar agulhas novas de preferência do tamanho 15mm por 18mm, limpas; – Lembrar que a higiene e a limpeza são fundamentais; – Agitar o frasco antes de usar e aplicar a dosagem certa em todos os animais: 5 ml; – Aplicar na tábua do pescoço, embaixo da pele, com calma; – Preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do estado junto com a nota fiscal de compra das vacinas.

Em Jales informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, localizado na rua Um, 2311, no Jardim Maria Paula. Telefone (17) 3632-7151. 

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h