Sábado, 19 de Setembro de 2020 às 10:07

Jales tem a melhor educação municipal do Estado entre as cidades com mais de 45 mil habitantes

O Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

thumbnail

Mais uma vez Jales mostra que tem uma educação nota dez. Dados divulgados na terça-feira, dia 15 de setembro, pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), comprovaram que o município tem a melhor Educação Municipal do Estado de São Paulo para alunos dos anos iniciais (primeiro ao quinto), entre as cidades com mais de 45 mil habitantes.

A nota obtida por Jales no Ideb 2019 foi 7,6, superando, dessa forma, a média do Estado (6,5) e a brasileira (5,7). A meta estipulada para o Estado de São Paulo era de 6,3, enquanto a estabelecida pelo MEC para Jales era de 7,2 (2019) e 7,4 (2021). “Ficamos muito felizes que em 2019 já superamos a meta que nos foi estabelecida para cumprir no ano de 2021, isso prova que a Educação de Jales é mesmo uma das melhores do Brasil”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Lourdes Marcondes Rezende.

A avaliação dos alunos do 5º Ano também classificou, mais uma vez, a Escola Municipal Professora Maria Olympia Braga Sobrinho, como a melhor da cidade entre as que oferecem ensino de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, com nota 8,1. A meta era de 7,7. A escola Professora Iracema Pinheiro Candeo – Lola obteve nota 6,9 (também com média acima da estadual e brasileira), e todas as outras escolas do município apresentaram notas entre 7,0 e 7,7. “No Ideb 2017 a escola Maria Olympia Braga Sobrinho foi classificada como a melhor do Estado de São Paulo, entre as que oferecem ensino municipalizado para crianças do primeiro ao quinto ano. Este ano ainda não é possível saber a classificação, mas acreditamos que o feito pode se repetir ou, ao menos, teremos a escola entre as melhores de São Paulo”.

Dona Lurdinha, como é conhecida a secretária de Educação, frisou que “todas as nossas escolas apresentaram índices de alta qualidade e estão acima da média”. A nota 7,6 colocou Jales à frente de diversas cidades da região como Santa Fé do Sul (6,6), Catanduva (6,7), São José do Rio Preto (6,7), Votuporanga (6,9), Olímpia (6,9), Araçatuba (6,9), Ilha Solteira (6,9) e Fernandópolis (6,6).

“Todos esses índices mostram que tivemos avanços importantes na Educação municipal e superamos as expectativas ao ficarmos, mais uma vez, acima da média estadual e nacional. Em 2005 tivemos nota 5,7 e em quinze anos apresentamos toda essa melhora significativa. Parabenizo a todos os profissionais da educação, secretária, dirigentes, supervisores, coordenadores, diretores, professores, funcionários, alunos e aos pais, pela dedicação, empenho e amor ao que desempenham. Isso me deixa extremamente feliz e com sensação de dever cumprido”, frisou o prefeito de Jales, Flávio Prandi Franco.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

PF vai investigar denúncia sobre “fura fila” na vacinação Covid-19 na região de Jales

thumbnail

Caso sejam encontradas irregularidades no processo de vacinação, a autoridade policial poderá indiciar criminalmente os suspeitos, individualizando a conduta criminal de cada um.

Jales registra duas novas mortes por coronavírus e 41 novos casos positivos

thumbnail

A Vigilância Epidemiológica registrou 78 notificações de casos suspeitos para a Covid-19 (Coronavírus), em Jales, desde a última atualização do Boletim (22/01).