Sexta-Feira, 09 de Novembro de 2018 às 17:47

Jales - Secretarias de Educação e Assistência Social iniciam projeto de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes

A apresentação teatral faz parte do Projeto de Intervenção que tem como objetivo a prevenção da violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes

thumbnail

A prefeitura de Jales, por meios das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, deu início na terça-feira, dia 6 de novembro, a um Projeto de Intervenção que tem como objetivo a prevenção da violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Os recursos utilizados no custeio da ação são provenientes do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI), ofertado no Centro de Referência Especializada de Assistência Social.

O projeto é direcionado a professores, alunos e famílias inseridas da rede municipal de ensino e vai acontecer em quatro etapas. Na primeira delas, acontece a apresentação da peça teatral “Meu quarto, minha inocência”, para os alunos do primeiro ao quinto ano da rede. O evento acontece no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, o Teatro Municipal de Jales. “A peça será apresentada para nossos alunos em cinco datas: 6, 8, 9, 12 e 14 de novembro. É um assunto delicado e exige cuidado e preparo para ser abordado, principalmente quando o público alvo é de crianças, mas a peça teatral tem todo esse cuidado e toca no assunto de forma cautelosa, levando informação e conhecimento a quem assiste”, ressaltou a secretária de Educação, Lourdes Marcondes Rezende.

A segunda etapa prevê a apresentação do espetáculo para pais e responsáveis dos alunos inseridos na Rede Municipal de Ensino. Para eles, as apresentações serão nos dias 12 e 14 de novembro, às 19h30.

A secretária municipal de Assistência Social, Luana Lourenço da Silva, contou que a terceira etapa vai contar com reuniões entre os profissionais da rede municipal de ensino para discussão do fluxo de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. “A quarta e vai consistir em um bate papo com as famílias das crianças inseridas na rede”.  

O elenco da peça fez questão de enfatizar que “Meu quarto, minha inocência”, tem o objetivo de colaborar no combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil “e busca tratar o tema com leveza, de forma lúdica sem ferir a profundidade que o assunto necessita.É um espetáculo onde um palhaço transita entre o mundo de uma criança que vive com medo e com a incerteza de ter sofrido abuso ou exploração sexual.A peça tem importância significativa aos professores e profissionais da educação em geral, porque mostra de forma lúdica como identificar os sinais de abuso que a criança traz consigo quando está na condição de vítima”, finalizaram os atores.

Fonte: Secretaria de Comunicação 

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Papa convida um grupo de pobres para um almoço de Natal

thumbnail

Em um evento organizado pela Esmolaria Apostólica, em nome do Papa Francisco, um grupo de pobres assistidos pela Diocese de Roma terão um almoço de Natal oferecido pelos atletas do Grupo Esportivo “Fiamme Gialle"

Escolas municipais de Jales participam da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

thumbnail

Todos os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados nas escolas públicas municipais participaram da OBMEP. As escolas seguiram o regulamento da aplicação, correção e premiação.