Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2020 às 15:52

Jales - Secretaria de Agricultura começa a recolher pilhas usadas

A secretária de Agricultura, Silva Andreu Avelhaneda Pigari e o engenheiro Tadeu Calvoso Paulon informam que a população, exceção do comércio, poderá juntar as pilhas sem utilidade e levá-las à Secretaria de Agricultura de Jales

thumbnail

Uma campanha promovida pela Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a empresa Green Eletron – Gestora de Resíduos Eletroeletrônicos Nacional, vai coletar pilhas que não têm mais utilidade. A iniciativa tem o objetivo de fazer a destinação final dos objetos, que apresentam um grande perigo quando descartados incorretamente. 

A ação ainda não prevê a coleta de baterias de celular, apenas de pilhas de todos os tipos, inclusive as recarregáveis. O recolhimento será feito em um coletor, na sede da Secretaria de Agricultura, situada na Rua Nova Iorque, número 1016, no Jardim Monterey. Os resíduos serão encaminhados de forma adequada para a empresa parceira, responsável pela logística reversa e que possui toda a documentação prevista em lei para o manuseio e reciclagem.

Pilhas de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição são encontrados metais pesados, extremamente prejudiciais ao meio ambiente e perigosos à saúde, podendo desencadear doenças graves, além de contaminar o lençol freático de onde pegamos a água para bebermos.

“Na maioria das vezes, as pessoas descartam as pilhas de forma incorreta porque não sabem o que fazer com esses resíduos. Como são compostas por metais pesados, não podem ser misturadas ao lixo doméstico e nem receberem a mesma destinação. As pilhas em funcionamento não oferecem riscos, o problema é quando são descartadas no lixo comum e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido é prejudicial à saúde e a natureza”, explica o engenheiro agrônomo Tadeu Calvoso Paulon.

A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Silva Andreu Avelhaneda Pigari, convida os jalesenses a abraçarem a iniciativa, para possibilitar que a maior quantidade possível de pilhas, sem vida útil, tenham o seu destino final de forma correta: “O objetivo da campanha é, realmente, evidenciar a necessidade e a importância do descarte adequado desses tipos de resíduos, estimulando a população jalesense a adotar, no dia a dia, essa atitude sustentável”.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Jales - Polícia Militar e Polícia Civil prendem três e apreendem mais de 50 kg de droga

thumbnail

Os três homens foram presos pela prática de tráfico de drogas e associação ao tráfico, além do crime de posse ilegal de arma de fogo.

Hospital de Amor Jales esclarece meios de doação

thumbnail

O Hospital de Amor Jales tem recebido inúmeras denúncias de que há na cidade um indivíduo recebendo doações em nome da instituição de forma indevida, com pedidos feitos de porta em porta.