Sexta-Feira, 22 de Fevereiro de 2019 às 12:02

Jales - Saúde registra 23 casos de acidentes com escorpião em dois meses

Os agentes da Saúde recomendam examinar calçados e roupas pessoais, lençóis e toalhas antes de usar, afastar camas das paredes e não acumular lixo orgânico, material de construção, entulho no quintal ou calçada.

thumbnail

Os acidentes envolvendo picadas de escorpiões em Jales chegaram a 23 casos, que foram registrados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Secretaria de Saúde de Jales. Os números foram fornecidos pela enfermeira da vigilância epidemiológica de Jales, Eloá Coga.

Quando da realização do mutirão de combate a dengue na semana passada, os agentes da vigilância epidemiológica de Jales, encontraram nas residências visitadas escorpiões da espécie amarela, mais agressiva e que pode matar uma criança de até dose anos e até mesmo um adulto no caso da pessoa ser alérgica.

No caso dos escorpiões, a prevenção envolve um esforço coletivo e político. Uma das principais medidas indicadas é a preservação de inimigos naturais dos escorpiões, como corujas, lagartos e lagartixas e sapos.  Na área urbana não é recomendada a criação de galinhas, que resultaria em outro problema muito sério, a proliferação do mosquito palha, causador da Leishmaniose. Em casa, o uso de inseticida não é recomendado para esse fim, pois pode fazer com que os bichos saiam do esconderijo e, assim, o risco de picadas aumenta.

Os agentes da Saúde recomendam examinar calçados e roupas pessoais, lençóis e toalhas antes de usar, afastar camas das paredes e não acumular lixo orgânico, material de construção, entulho no quintal ou calçada. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e forros, utilizar vedantes em portas, janelas e ralos ajuda a manter os escorpiões longe de casa.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h