Sexta-Feira, 22 de Fevereiro de 2019 às 09:02

Jales - Saúde registra 23 casos de acidentes com escorpião em dois meses

Os agentes da Saúde recomendam examinar calçados e roupas pessoais, lençóis e toalhas antes de usar, afastar camas das paredes e não acumular lixo orgânico, material de construção, entulho no quintal ou calçada.

thumbnail

Os acidentes envolvendo picadas de escorpiões em Jales chegaram a 23 casos, que foram registrados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Secretaria de Saúde de Jales. Os números foram fornecidos pela enfermeira da vigilância epidemiológica de Jales, Eloá Coga.

Quando da realização do mutirão de combate a dengue na semana passada, os agentes da vigilância epidemiológica de Jales, encontraram nas residências visitadas escorpiões da espécie amarela, mais agressiva e que pode matar uma criança de até dose anos e até mesmo um adulto no caso da pessoa ser alérgica.

No caso dos escorpiões, a prevenção envolve um esforço coletivo e político. Uma das principais medidas indicadas é a preservação de inimigos naturais dos escorpiões, como corujas, lagartos e lagartixas e sapos.  Na área urbana não é recomendada a criação de galinhas, que resultaria em outro problema muito sério, a proliferação do mosquito palha, causador da Leishmaniose. Em casa, o uso de inseticida não é recomendado para esse fim, pois pode fazer com que os bichos saiam do esconderijo e, assim, o risco de picadas aumenta.

Os agentes da Saúde recomendam examinar calçados e roupas pessoais, lençóis e toalhas antes de usar, afastar camas das paredes e não acumular lixo orgânico, material de construção, entulho no quintal ou calçada. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e forros, utilizar vedantes em portas, janelas e ralos ajuda a manter os escorpiões longe de casa.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Jales - AGRITEC 2019 será realizado em abril reunindo empresas, produtores e alunos

thumbnail

Os envolvidos poderão participar de exposições de tecnologias e demonstrações de equipamentos por parte das empresas parceiras.

Eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições devem comparecer ao Cartório Eleitoral

thumbnail

Relação com nomes de eleitores que podem ter títulos cancelados está disponível na sede do Cartório Eleitoral para conhecimento dos interessados