Sexta-Feira, 22 de Fevereiro de 2019 às 09:02

Jales - Saúde registra 23 casos de acidentes com escorpião em dois meses

Os agentes da Saúde recomendam examinar calçados e roupas pessoais, lençóis e toalhas antes de usar, afastar camas das paredes e não acumular lixo orgânico, material de construção, entulho no quintal ou calçada.

thumbnail

Os acidentes envolvendo picadas de escorpiões em Jales chegaram a 23 casos, que foram registrados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Secretaria de Saúde de Jales. Os números foram fornecidos pela enfermeira da vigilância epidemiológica de Jales, Eloá Coga.

Quando da realização do mutirão de combate a dengue na semana passada, os agentes da vigilância epidemiológica de Jales, encontraram nas residências visitadas escorpiões da espécie amarela, mais agressiva e que pode matar uma criança de até dose anos e até mesmo um adulto no caso da pessoa ser alérgica.

No caso dos escorpiões, a prevenção envolve um esforço coletivo e político. Uma das principais medidas indicadas é a preservação de inimigos naturais dos escorpiões, como corujas, lagartos e lagartixas e sapos.  Na área urbana não é recomendada a criação de galinhas, que resultaria em outro problema muito sério, a proliferação do mosquito palha, causador da Leishmaniose. Em casa, o uso de inseticida não é recomendado para esse fim, pois pode fazer com que os bichos saiam do esconderijo e, assim, o risco de picadas aumenta.

Os agentes da Saúde recomendam examinar calçados e roupas pessoais, lençóis e toalhas antes de usar, afastar camas das paredes e não acumular lixo orgânico, material de construção, entulho no quintal ou calçada. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e forros, utilizar vedantes em portas, janelas e ralos ajuda a manter os escorpiões longe de casa.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Papa Francisco aos agentes de saúde: a humanidade de Cristo é a maior escola

thumbnail

“A cura não passa apenas pelo corpo, mas também pelo espírito, pela capacidade de reencontrar confiança e de reagir”, recorda o Papa Francisco ao receber a Associação Católica de Agentes de Saúde

Suspeitos de matar idosa a tiros dentro da casa dela são presos em Santa Albertina

thumbnail

Crime aconteceu em abril e idosa foi baleada no corredor da casa. Segundo a polícia, eles tentaram roubar as joias da mulher.