Terça-Feira, 24 de Abril de 2018 às 16:52

Jales - Saúde inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

Nesta segunda-feira, 23 de abril, começou em todo o Brasil a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe. O período se estende até o dia 1º de junho

thumbnail

Em Jales, a Secretaria Municipal de Saúde conta com oito salas de vacinação em funcionamento, entre elas a do Núcleo Central de Saúde (antigo Postão), que vão atender toda a população inclusa nos grupos estipulados pelo Ministério da Saúde. 

 

Um cronograma foi definido pelo Ministério e deverá ser seguido em todas as unidades de saúde do país.  Na primeira semana de imunização, a vacinação será para os profissionais da área de saúde, independente do campo de atuação, rede pública ou privada, bem como para os idosos, acima de 60 anos. Na segunda semana de campanha, que começa no dia 02 de maio, o grupo de vacinação passará a abranger as crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto). Na terceira etapa, no dia 09 de maio, serão acrescentados os grupos de portadores de doenças crônicas (como o diabetes). É necessária a apresentação de prescrição médica. Também serão vacinados nesse grupo os professores da rede pública e privada, sendo inclusos os professores universitários.

 

A vacina tem validade de um ano. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município de Jales, Renata Forte Rachieli, “para se manterem protegidas, as pessoas  tem que tomar a vacina anualmente. Durante todos esses vinte anos de campanha a vacinação disponibilizada pelo SUS é trivalente, protegendo contra três tipos graves de influenza. Anualmente existe uma diferença na composição da vacina, buscando a proteção contra diversos vírus. A vacina disponibilizada em 2018 vai conter a habitual proteção contra a H1N1, e o que muda este ano será H3N2 e um outro tipo de influenza B”.

 

No dia 12 de maio, sábado, será promovido o “Dia D de Vacinação”. As pessoas pertencentes aos grupos vacinais poderão se direcionar paras as unidades de saúde de referência. Além da vacina contra a gripe, a Secretaria de Saúde promoverá a atualização da carteira de vacina do cidadão, muito importante para todas as idades, de crianças a idosos. “Teremos a aplicação de vacinas em evidência, entre elas a da febre amarela e outras”. A enfermeira Renata enfatizou a necessidade de manter a carteira de vacinação atualizada. “Quem não tem a carteira da vacinação, deve procurar uma sala onde foi vacinado em algum momento na vida e solicitar as cópias dos registros que foram arquivados, uma espécie de histórico. Todos devem ficar atentos com os devidos calendários de vacinação, pois mudanças ocorrem anualmente. Este ano foi acrescentado uma dose de varicela no calendário das crianças, as mães devem estar atentas”.

 

Para este ano, a Secretaria implantou um novo sistema de registro de vacinação, alimentado pela internet. Para garantir eficiência no serviço, a enfermeira Renata pediu a colaboração de toda a população. “Solicitamos que as pessoas que forem até as salas de vacinas, levem seu RG, CPF, cartão do SUS e carteira de vacinação do município. Faremos o cadastro neste sistema, assim a Secretaria busca uma maior organização da questão vacinal de nosso município. Contamos com a paciência de todos”. 

 

Renata explicou que a distribuição aos municípios ocorrerá de forma fracionada ao longo das semanas. “Não receberemos as doses de uma só vez, mas sim em etapas, mesmo que morador ao procurar a sala não encontre vacina naquele dia, elas serão repostas de forma permanente. Caso a unidade não possuir em estoque no dia, logo receberá uma nova remessa. Não será preciso se dirigir para outras unidades. Todo mundo que tem direito, será vacinado, o SUS garante o envio”.

 

Em Jales estão atendendo as salas de vacinação das unidades de saúde (ESFs) dos bairros, Jardim São Jorge, Jardim Municipal, Jardim Paraíso, COAHB Roque Viola, COAHB JACB e Jardim Novo Mundo, das 7h às 11h e o Núcleo Central, das 7h às 11h e das 12h30 às 17h.


Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição