Terça-Feira, 06 de Novembro de 2018 às 16:43

Jales - Saúde alerta sobre prevenção contra o Aedes Aegypti durante período chuvoso

A Secretaria de Saúde pede para que a população mantenha limpas e bem tampadas as caixas d’água e fiscalize com frequência os locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti

thumbnail

A conscientização e sensibilização da população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya, Febre Amarela e Zika, continua sendo o foco da Prefeitura de Jales. Após confirmação do primeiro caso autóctone de Chikungunya, ou seja, quando pessoa contraiu a doença dentro do próprio município, a Secretaria de Saúde pede que a população redobre os cuidados na batalha de combate ao mosquito.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a vítima da doença é uma criança. Ela passa bem e está sendo acompanhada pela Unidade de Saúde responsável pelo bairro em que a criança reside. Vale ressaltar que o Setor de Combate a Endemias tomou todas as medidas antes mesmo da confirmação do caso. Os agentes promovem ininterruptamente ações de controle ao Aedes Aegypti, entre elas, destacam-se: bloqueio de criadouros; bloqueio com nebulização em casos positivos; visitas em imóveis especiais; atendimento a notificações e realização de visitas casa a casa e orientações constantes sobre as doenças transmitidas pelo mosquito e os cuidados para prevenção.

Outro dado que chama a atenção é o número de casos positivos de dengue:foram registrados 36 casos em período sem chuvas.Conforme explicou a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, com as altas temperaturas e chuvas frequentes dos últimos dias a proliferação do mosquito Aedes aegypti aumenta, já que ele encontra condições e de clima e temperaturas ideais para a sua reprodução.“É preciso que todos os moradores tenham a consciência da situação e adotem as medidas diárias de verificar e eliminar recipientes que acumulem água, dando atenção ainda maior principalmente em períodos chuvosos”, pondera Vanessa.

Sintomas da Chikungunya

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da Chikungunya são dor de cabeça moderada, manchas vermelhas, febre alta, coceira leve, dor muscular e inchaço nas articulações.

Em geral, a Chikungunya tem evolução favorável e o paciente se recupera sem comprometimentos à saúde. A orientação da Secretaria de Saúde é que ao apresentar os sintomas, o paciente procure um serviço de saúde e não tome medicamentos por conta própria.

Prevenção

A melhor forma para se combater a dengue, achikungunya e o zika vírus, é eliminando os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, é necessário:

- Manter bem tampados: caixas d’água, tonéis e barris de água;

- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada;

- Não jogar lixo em terrenos baldios;

- Guardar garrafas de vidro ou plástico e mantê-las sempre de boca para baixo;

- Não deixar água de chuva acumulada;

- Encher pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda e lavá-los com água e sabão toda semana;

- Ao guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;

- Limpar calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;

-Limpar periodicamente vasilhas de água dos cães e gatos;

- Lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.


Fonte: Secretaria de Comunicação 

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Jales - 2º Chá Beneficente do Fundo Social de Solidariedade reuniu mais de 200 pessoas

thumbnail

O Chá Beneficente tem o objetivo de angariar fundos que sejam revertidos na compra de alimentos para serem utilizados na montagem das cestas de Natal que serão distribuídas para as famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

Prefeitura de Santa Rita d'Oeste divulga edital de concurso público

thumbnail

Edital de abertura do concurso público de Santa Rita d'Oeste conta com 24 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 2.340,48.