Terça-Feira, 06 de Novembro de 2018 às 20:43

Jales - Saúde alerta sobre prevenção contra o Aedes Aegypti durante período chuvoso

A Secretaria de Saúde pede para que a população mantenha limpas e bem tampadas as caixas d’água e fiscalize com frequência os locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti

thumbnail

A conscientização e sensibilização da população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya, Febre Amarela e Zika, continua sendo o foco da Prefeitura de Jales. Após confirmação do primeiro caso autóctone de Chikungunya, ou seja, quando pessoa contraiu a doença dentro do próprio município, a Secretaria de Saúde pede que a população redobre os cuidados na batalha de combate ao mosquito.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a vítima da doença é uma criança. Ela passa bem e está sendo acompanhada pela Unidade de Saúde responsável pelo bairro em que a criança reside. Vale ressaltar que o Setor de Combate a Endemias tomou todas as medidas antes mesmo da confirmação do caso. Os agentes promovem ininterruptamente ações de controle ao Aedes Aegypti, entre elas, destacam-se: bloqueio de criadouros; bloqueio com nebulização em casos positivos; visitas em imóveis especiais; atendimento a notificações e realização de visitas casa a casa e orientações constantes sobre as doenças transmitidas pelo mosquito e os cuidados para prevenção.

Outro dado que chama a atenção é o número de casos positivos de dengue:foram registrados 36 casos em período sem chuvas.Conforme explicou a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, com as altas temperaturas e chuvas frequentes dos últimos dias a proliferação do mosquito Aedes aegypti aumenta, já que ele encontra condições e de clima e temperaturas ideais para a sua reprodução.“É preciso que todos os moradores tenham a consciência da situação e adotem as medidas diárias de verificar e eliminar recipientes que acumulem água, dando atenção ainda maior principalmente em períodos chuvosos”, pondera Vanessa.

Sintomas da Chikungunya

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da Chikungunya são dor de cabeça moderada, manchas vermelhas, febre alta, coceira leve, dor muscular e inchaço nas articulações.

Em geral, a Chikungunya tem evolução favorável e o paciente se recupera sem comprometimentos à saúde. A orientação da Secretaria de Saúde é que ao apresentar os sintomas, o paciente procure um serviço de saúde e não tome medicamentos por conta própria.

Prevenção

A melhor forma para se combater a dengue, achikungunya e o zika vírus, é eliminando os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, é necessário:

- Manter bem tampados: caixas d’água, tonéis e barris de água;

- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada;

- Não jogar lixo em terrenos baldios;

- Guardar garrafas de vidro ou plástico e mantê-las sempre de boca para baixo;

- Não deixar água de chuva acumulada;

- Encher pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda e lavá-los com água e sabão toda semana;

- Ao guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;

- Limpar calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;

-Limpar periodicamente vasilhas de água dos cães e gatos;

- Lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.


Fonte: Secretaria de Comunicação 

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição