Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2019 às 19:33

Jales - Sábado é “Dia D” de vacinação contra Sarampo

No próximo sábado, dia 30, acontece o “Dia D” de vacinação contra sarampo, com a finalidade de intensificar a adesão da segunda fase da campanha, que se encerra neste dia.

thumbnail

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que possuem sala de vacinação, estarão abertas das 8h às 16h atendendo à população, sendo o público-alvo nesta segunda fase da campanha, população com idade entre 20 e 29 anos, que não está com a caderneta em dia.

A segunda etapa começou no dia 18 novembro e para que a proteção seja garantida é preciso receber duas doses da vacina, que é gratuita. Quem  tiver dúvidas quanto à imunização adequada deve procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação.

Vale lembrar que a vacinação contra o sarampo segue o calendário normal para as outras faixas etárias. Quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter pelo menos uma dose da tríplice viral.

Em Jales, dados atualizados da Secretaria Municipal de Saúde de Jales apontam que o município possui três casos positivos, cinco aguardando resultado e 14 negativos. As ações de bloqueio continuam quando há notificação de casos suspeitos de sarampo, com o objetivo de interromper a transmissão da doença, independentemente da confirmação do diagnóstico. Os bloqueios são desencadeados na residência do paciente com suspeita da doença, além dos locais frequentados por ele, como escola ou local de trabalho. 

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. A campanha nacional de vacinação contra o sarampo começou em outubro com sua primeira fase, em que foram imunizadas crianças de seis meses até cinco anos.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br 

imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição