Segunda-Feira, 09 de Agosto de 2021 às 09:12

Jales retoma nesta segunda-feira aulas presenciais nas escolas da rede municipal

Estão suspensas, temporariamente, todas as aulas e atividades presenciais com alunos da Educação Infantil, de 0 a 3 anos nas escolas municipais até o avanço da vacinação dos profissionais da Educação

thumbnail

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Educação, definiu o calendário de retorno presencial às aulas dos alunos da rede municipal de ensino. O retorno para o segundo semestre do ano letivo será feito de forma gradual, a partir do dia 9 de agosto, para os alunos da pré-escola ao 5º ano, conforme consta no Decreto nº 8.617 de 27 de julho de 2021.

O retorno leva em consideração o avanço da vacinação da população jalesense e o fato de que, na pesquisa realizada junto aos pais ou responsáveis, a fim de organizar a retomada, mais da metade afirmaram preferir o retorno das atividades presenciais. Apesar da volta presencial, os pais ou responsáveis que optarem pelo não retorno, poderão manter seus filhos no ensino remoto.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora doutora Adriana Campos, ficará autorizado a partir de 9 de agosto o retorno das aulas e atividades escolares presenciais ou híbridas, de forma gradativa, nos segmentos da Educação Infantil (4 e 5 anos), Ensino Fundamental e nas modalidades de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“No entanto, será necessário seguir as regras de distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas em todos os ambientes, inclusive de acesso comum. As equipes estão planejando atividades em conformidade com a capacidade física das escolas, admitindo-se o escalonamento de horários de entrada, saída e intervalos. Além disso vamos monitorar os riscos de propagação da covid-19, observando as orientações da Secretaria de Saúde e das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica”, ressaltou a secretária Adriana.

Estão suspensas, temporariamente, todas as aulas e atividades presenciais com alunos da Educação Infantil, de 0 a 3 anos nas escolas municipais até o avanço da vacinação dos profissionais da Educação, devido a necessidade de contato físico com os bebês e nova avaliação do Comitê de Enfrentamento à covid-19.

“Durante essa semana as escolas estão promovendo reuniões escalonadas, com cada turma, com todos os pais, para explicar como será o retorno e orientá-los para que a retomada ocorra de forma segura e responsável. Disponibilizamos seis termos para assinatura, para podermos definir quem optou por ensino presencial ou remoto, quem vai enviar o filho para se alimentar na escola, já que a partir da segunda-feira os kits de Alimentação Escolar que distribuímos durante a pandemia para substituir a merenda escolar estarão suspensos. Todas essas medidas se fazem necessárias com o aval dos pais os responsáveis”, devidamente orientados pelas Diretoras nas reuniões, informou a professora doutora Adriana Campos.

Para finalizar, a secretária de Educação disse que algumas escolas passaram por reforma e adequações, que os professores estão capacitados e prontos para a retomada e que a Secretaria de Educação dará todo o suporte necessário para que as aulas possam ocorrer no sistema presencial e no remoto. “ O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 levou em consideração, para a retomada das aulas presenciais, a nota técnica do Centro de Contingência do Coronavírus, da Secretaria Estadual de Saúde; o disposto no Artigo 205 da Constituição Federal e os efeitos adversos à segurança, ao bem-estar e à proteção das crianças e dos adolescentes, com a suspensão das aulas e atividades presenciais em longos períodos; a necessidade constante de garantir o adequado funcionamento dos serviços de educação e permitir a retomada gradual e segura das atividades presenciais, além da importância da necessidade das interações presenciais nas escolas com os professores e colegas para a saúde emocional e aprendizagem, comprovadas por evidências científicas sobre os efeitos negativos de longos períodos de suspensão das aulas. Queremos oferecer Educação de qualidade e vamos trabalhar muito para isso”, destacou Adriana.

Organização

O uso da máscara será obrigatório para crianças acima de 3 anos. Além disso, os estudantes terão a temperatura aferida todos os dias, na entrada, e terão que seguir o distanciamento mínimo de 1 metro na sala de aula e demais espaços. As janelas permanecerão abertas e os objetos e materiais escolares não deverão ser compartilhados.

“O mês de Agosto será de transição entre o remoto e o presencial. Com um número reduzido de alunos, vamos trabalhar a cultura dos protocolos sanitários e de distanciamentos para toda a comunidade escolar. Será um trabalho passo a passo, para garantir a conscientização desta ‘nova escola’ nesse ‘novo normal’. Diante dos resultados, avaliaremos a possibilidade de ampliação do número de alunos no presencial, sempre definido de forma integrada com a Secretaria da Saúde os próximos passos”, afirma a secretária de Educação de Jales, Adriana Campos.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Fórum da Cidadania coletará assinaturas para apresentar projeto popular pela revogação da Taxa do Lixo em Jales

thumbnail

Os projetos de iniciativa popular são previstos na Lei Orgânica do Município de Jales, podendo ser apresentado com a assinatura de 5% do eleitorado.

Jales tem mais 119 casos positivos de Covid-19 e 199 notificações suspeitas

thumbnail

Nesta segunda-feira, 10 de janeiro, informamos que de acordo com a Vigilância Epidemiológica foram registradas 199 notificações de casos suspeitos para o novo Coronavírus, desde a última publicação do informe, realizada na última sexta-feira.