Terça-Feira, 15 de Maio de 2018 às 15:28

Jales - Prefeitura realizará mobilização contra abuso e exploração sexual infantil

É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida

thumbnail

 

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)  e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizará uma série de eventos em alerta ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio. O objetivo é convocar a sociedade no engajamento contra o abuso e a exploração de meninos e meninas.

 

Uma passeata no dia 15 de maio dará início à semana de mobilização, organizada pela E.E. Professora Elza Pirro Vianna, percorrendo o bairro Jardim Maia Paula, nas proximidades da escola. No dia 18 de maio, a E.E Professora Eljácia Moreira e a E.E Professora João Arnaldo Andreu Avelhaneda também promoverão uma passeata em seus bairros, na Vila Nossa Senhora da Aparecida e Jardim Paulista, respectivamente.

 

Já no dia 16, será exibido para crianças e adolescentes o filme infantil “O Touro Ferdinando”, na Praça Euphly a partir das 19 horas. O filme será exposto através de uma tela inflável.

 

Pra finalizar, uma caravana composta pela sociedade civil, profissionais da rede de proteção e do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jales e região, alunos e professores da rede estadual de ensino, sairá no dia 18, às 8h30 da Praça João Mariano de Freitas e percorrerá as avenidas Francisco Jalles e João Amadeu, retornando para o ponto de partida onde haverá um momento de reflexão com o plantio de flores, que simbolizam a primeira infância.

 

De acordo com a secretária de Assistência Social, Luana Lourenço da Silva, “a intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual, por isso é de extrema importância a participação da população nesse movimento em defesa desses pequenos cidadãos”.


18 de Maio


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de natureza hedionda, até hoje está impune.

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h