Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018 às 14:04

Jales - Prefeitura não atende pedido de parceria e APAE pode fechar ambulatório de saúde

A Prefeitura de Jales tem 15 dias estabelecidos pela Diretoria da APAE em comunicado aos pais para estabelecer parceria

thumbnail

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jales tomou uma drástica decisão na última terça-feira, 13 de novembro, de encerrar em 15 dias os atendimentos de saúde do ambulatório custeados somente com recursos próprios, sem o apoio da Prefeitura de Jales, o município conta com o maior número de usuários e não auxilia no custeio do ambulatório.

Em comunicado divulgado aos pais dos alunos, a diretoria da APAE de Jales esclarece que por inúmeras vezes buscaram formatar uma parceria com a administração municipal, todas sem sucesso, em uma última tentativa um novo documento foi protocolado, caso não se obtenha uma resposta favorável, a entidade deixará de prestar este tipo de serviço até o dia 29 de novembro.

O ambulatório de saúde atende a mais de 40 anos integrantes da APAE e outros usuários com deficiência intelectual múltipla ou autismo, colaborando principalmente para o desenvolvimento de bebês, com o suporte completo de profissionais das áreas de neurologia, pediatria, fisioterapia, contando ainda com fonoaudióloga, psicóloga e assistente social.

Todos esses anos a Prefeitura de Jales não encaminha recursos para apoiar o funcionamento do ambulatório, por anos foram feitas tentativas para se estabelecer uma parceria, confirmou para a reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, a coordenadora de saúde, Marcela Rodrigues, quando foi enfática: “aconteceu uma reunião com a Secretaria de Saúde de Jales em novembro de 2017, foi demonstrado interesse em realizar a parceria, foram muitas solicitações e nada adiantou até o presente momento, por isso decidimos tomar essa postura de anunciar o encerramento dos atendimentos e o motivo é que não conseguimos mais manter esses serviços da área da saúde para os munícipes de Jales com recursos próprios,” declarou.

Atualmente a manutenção do ambulatório está em aproximadamente R$ 100 mil, com o nível de especialidades, contudo a entidade busca uma parceria com a Prefeitura para fortalecer a arrecadação direta ao custeio do ambulatório.  

Relatos de pais demonstram que foram encaminhados para a APAE pela própria rede de saúde do município e o desenvolvimento das crianças com o atendimento do ambulatório foi notável, contudo a Prefeitura não assume qualquer responsabilidade em colaborar com o serviço.

De acordo com o casal Fabrício e Edilaine, o filho é atendido há seis meses pelo ambulatório, antes outras possibilidades foram procuradas: “nós buscamos atendimento para o nosso filho pela rede municipal de saúde, não conseguimos, procuramos a Secretária Maria Aparecia, que nos direcionou para o ARE (do município) que não existia atendimento para o meu filho nessa faixa etária e lá mesmo nos indicaram procurar a APAE, desde junho ele passa por atendimento com a fonoaudióloga e terapia ocupacional e tem feito muita diferencia no desenvolvimento dele,” destacou.

Em prol ao atendimento do filho, o casal afirmou que ele sente alegria em estar no ambulatório de saúde da APAE: “pedimos, por favor, por essa negociação que seja feito o possível, todos nós pais estamos muito tristes só de pensar que eles podem ficar sem o atendimento, é lamentável,” finalizaram.  

De acordo com informações da coordenadora de saúde, Marcela Rodrigues, em contato por telefone com o presidente da APAE, Dr. João Aparecido Papassídero, a Prefeitura de Jales se comprometeu em realizar uma parceria até o fim do mês.

Marcela Rodrigues acrescentou: “nós queremos uma documentação que venha firmar essa parceria, de telefonemas e reuniões basta,” concluiu a coordenadora. 

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição