Sexta-Feira, 20 de Março de 2020 às 10:23

Jales - Prefeitura institui Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus

O Decreto dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio, enfrentamento e contingenciamento da epidemia da doença infecciosa viral respiratória, conforme situação de emergência em saúde pública declarada por meio do Decreto.

thumbnail

Foi publicado no Diário Oficial do Município, na tarde do dia 18, o Decreto de nº 8.055, assinado pelo prefeito de Jales, Flávio Prandi Franco, o Flá, e pela secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, que institui, em caráter deliberativo e com competência extraordinária, a composição de um Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus (COVID-19).

O Decreto dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio, enfrentamento e contingenciamento da epidemia da doença infecciosa viral respiratória, conforme situação de emergência em saúde pública declarada por meio do Decreto de nº8053, publicado na última terça-feira, dia 17.

O prefeito Flá explicou que “a instituição do Comitê é para acompanhar a evolução do quadro epidemiológico e, principalmente, adotar e fixar medidas para a prevenção, controle do contágio e o tratamento de pessoas que apresentam sintomas ou que venham apresentar casos positivos para a doença. Felizmente Jales não tem nenhum caso confirmado de Coronavírus, mas não podemos dar trégua na prevenção. Inúmeras ações já foram traçadas e colocadas em prática; sugerimos a realização de eventos que aglomerem pessoas; orientamos lideranças religiosas; promovemos uma série de reuniões com representantes de diversos órgãos e de profissionais da saúde durante a semana; visitamos diversos veículos de comunicação ao longo dos últimos dias orientando a população para este sério problema; iniciamos campanhas nas rádios da cidade; voltamos o foco e o trabalho de nossa equipe da Secretaria de Comunicação para alertar nossos munícipes através de site oficial e redes sociais; enfim, são várias medidas tomadas para prevenirmos uma situação de calamidade em Jales. Pedimos a colaboração de todos e a atenção redobrada nesse período”.

O Comitê terá como presidente o prefeito Flávio Prandi Franco eserá coordenado pela secretária de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins.Terá como membros colaboradores todos os secretários da administração pública e representantes da sociedade civil organizada e outros órgãos.

“Além disso, a comissão também será composta por convidados especialistas e representantes de órgãos e entidades públicas e privadas”, disse a secretária. O Comitê é composto pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ), Leandro Rocca Lima; médico diretor do AME, Luiz Henrique Leite Nogueira; presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Célio Martini;subtenente do Corpo de Bombeiros, Emerson Tondati; coordenador da Defesa Civil, Paulo Fernando Correa; médico do Hospital de Amor, André Luiz Silveira; presidente da OAB – 63ª Subseção de Jales, Marlon Luiz Garcia Livramento; comandante da 2º CIA do 16º Batalhão da Polícia Militar, capitão Alex Tominaga; enfermeira coordenadora do SAMU, Lidiane Carla Herrera da Costa Saraiva; enfermeira RT da Santa Casa de Misericórdia de Jales, Ana Lúcia da Silva; enfermeira RT da UPA, Karina Aparecida Santana de Freitas e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica/Secretaria Municipal de Saúde, Ana Carolina Lima Amador e secretários municipais da Prefeitura de Jales.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Homem de 26 anos é o primeiro caso confirmado de coronavírus em Jales

thumbnail

O paciente passa bem. Estamos aguardando confirmação do Instituto Adolfo Lutz.

Fernandópolis confirma segundo caso de coronavírus

thumbnail

Prefeitura informou que a paciente é esposa do homem de 55 anos, que foi o primeiro caso confirmado na cidade.