Quarta-Feira, 12 de Setembro de 2018 às 15:01

Jales - Prefeitura conclui Mutirão de Limpeza e retira 300 toneladas de entulhos

A Prefeitura de Jales concluiu no dia 11 de setembro o Mutirão de Limpeza que percorreu os bairros da cidade.

thumbnail

Os trabalhos, que tiveram início no dia 20 de agosto, resultaram na retirada de aproximadamente 300 toneladas de materiais inservíveis e entulhos.

A ação de recolhimento dos materiais foi executada por meio de uma parceria com os moradores em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, Obras e Agricultura, que mobilizaram funcionários e caminhões com o único objetivo de recolher materiais que possam acumular água e impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da Dengue, vírus da zika e febre Chikungunya), além de evitar o aparecimento de escorpiões e ajudar a prevenir doenças como a leishmaniose, transmitida pelo mosquito palha que vive em locais úmidos e sujos.

O mutirão contou com uma equipe exclusiva para executar os serviços.  Foram recolhidos pneus, garrafas, objetos quebrados, restos de madeira, colchões, móveis velhos, sucatas, recicláveis, peças de metal, eletrodomésticos quebrados, ou seja, todo recipiente, entulhos e materiais descartáveis acumulados nas residências.

“Os jalesenses estão de parabéns. A população participou e apoiou o projeto, retirando de suas casas qualquer objeto sem utilidade, oportunidade única para o descarte correto de tudo o que não é mais utilizado e que não pode ser descartado na coleta normal do lixo. A colaboração dos moradores foi fundamental para o sucesso desse projeto. Em breve, realizaremos outros mutirões, esse vai ser um trabalho constante para evitarmos doenças, mantermos acidade mais limpa, mais saudável, promovendo a limpeza de terrenos e quintais para impossibilitar que o ambiente se torne nocivo à saúde”, destacou o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá.

Todo entulho recolhido irá passar por uma seleção. O material reciclável será transformado em fonte de renda. A madeira triturada será usada como combustível na usina de asfalto.

De acordo com Francisco Teodoro da Silva, o França do Almoxarifado, chefe de setor da secretaria de Obras, Serviços Públicos e Habitação, após o fim do mutirão de limpeza as equipes percorreram as saídas da cidade para recolher os entulhos e lixos despejados a céu aberto pela população, em áreas proibidas, na qual foi preciso utilizar dezenas de caminhões para fazer a limpeza desses locais, oportunidade em que fez um apelo aos moradores: “Um dos problemas que enfrentamos é o descarte irregular de resíduos. Muitos carroceiros ou qualquer pessoa jogam entulho em áreas impróprias. A Prefeitura vem, retira o entulho, como refizemos esse serviço no mutirão, mas eles voltam sempre. É preciso que todos se conscientizem em não jogar lixos nas saídas da cidade, em terrenos baldios, em córregos ou até mesmo na rua. Essa prática só traz doenças, pois atraem baratas, ratos, moscas, mosquitos e outros bichos. Cada um tem que fazer a sua parte e dar a destinação correta dos resíduos que não serão mais utilizados em seu dia a dia”.

Fonte: Secretaria de Comunicação 

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Jales - 2º Chá Beneficente do Fundo Social de Solidariedade reuniu mais de 200 pessoas

thumbnail

O Chá Beneficente tem o objetivo de angariar fundos que sejam revertidos na compra de alimentos para serem utilizados na montagem das cestas de Natal que serão distribuídas para as famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

Prefeitura de Santa Rita d'Oeste divulga edital de concurso público

thumbnail

Edital de abertura do concurso público de Santa Rita d'Oeste conta com 24 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 2.340,48.