Quinta-Feira, 10 de Janeiro de 2019 às 17:44

Jales - Período de alistamento já começou para quem nasceu em 2001

Jovem que não realizar o alistamento fica suspenso o direito de viajar internacionalmente e assumir cargos públicos, além de outras determinações.

thumbnail

Começou o período para o alistamento militar aos jovens nascidos no ano de 2001, o processo também pode ser realizado por aqueles que perderam o prazo em anos anteriores. Trata-se de uma obrigatoriedade por lei aos jovens do sexo masculino que completam 18 anos até o final deste ano.

O prazo encerra no dia 30 de junho e o recomendado é que seja realizado com antecedência, não é preciso completar 18 anos para fazer o alistamento, todos que nasceram no ano de 2001 devem realizar o procedimento.  

A documentação que deve ser apresentada para o alistamento é os originais e as cópias de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e atestado escolar (cópia do boleto da faculdade, histórico escolar ou declaração da escola).

A reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM conversou com o responsável pela 20ª Delegacia de Serviço Militar de Jales e 148ª Junta de Serviço Militar de Jales, o Capitão Eder Ribeiro Borba, que explicou informações do procedimento que é previsto pela Constituição.

O Capitão Eder Ribeiro Borba aproveitou a oportunidade para reforça a necessidade do documento, bem como aos jovens que estão no período de férias para que procurem já se adiantar e ficarem em dia com suas obrigações.

Além de ser multado, quem não se alista no prazo estará em débito com o Serviço Militar e não poderá: Obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

A 20ª Delegacia de Serviço Militar de Jales e 148ª Junta de Serviço Militar de Jales estão localizadas na Rua Dezenove, nº 2067, Centro de Jales. Telefone: (17) 3632-7322. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira das 07h às 14h.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

Ouça a entrevista

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h