Segunda-Feira, 07 de Agosto de 2017 às 19:17

Jales - Pastoral Universitária realizará palestra com Frei Betto na quinta-feira

Autor de 60 livros, editados no Brasil e no exterior, Frei Betto nasceu em Belo Horizonte (MG). Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia.

thumbnail

A Pastoral Universitária convida você para participar no dia 10 de Agosto às 10 horas da manhã na Escola Vocacional de Jales da palestra:VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: FORMAS DE ESCRAVIDÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, com palestrante Frei Betto.

Autor de 60 livros editados no Brasil e exterior, Frei Betto estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia, já ganhou o prêmio Jabuti, principal prêmio literário do Brasil. A inscrição para assistir à palestra de apenas 1 kg de alimento não perecível e um litro de leite de caixinha. Participe da palestra VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: FORMAS DE ESCRAVIDÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA com palestrante Frei Betto.

Informações ligue: 3632-1370. Realização: Pastoral Universitária da Diocese de Jales. 

Biografia

Frade dominicano e escritor, ganhou em 1982 o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, por seu livro de memórias Batismo de Sangue (Rocco). Em 1982, foi eleito Intelectual do Ano pelos escritores filiados à União Brasileira de Escritores, que lhe deram o Prêmio Juca Pato por sua obra Fidel e a religião. Seu livro A noite em que Jesus nasceu (Editora Vozes) ganhou o prêmio de "Melhor Obra Infanto-Juvenil" de 1998, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 2005, o júri da Câmara Brasileira do Livro premiou-o mais uma vez, agora na categoria Crônicas e Contos, pela obra Típicos Tipos – perfis literários (Editora A Girafa). Em 2011, seu romance policial Hotel Brasil (Rocco) ficou entre as dez obras finalistas do Prêmio Jabuti, no quinto lugar. Em 2012, seu romance Minas do Ouro (Rocco) ficou entre os finalistas do Prêmio Portugal Telecom.

Ainda na área cultural, foi assistente de direção de José Celso Martinez Corrêa no Teatro Oficina, na primeira montagem da peça de Oswald de Andrade, “O rei da vela” e crítico de teatro do jornal Folha da Tarde (1967/1968)

Foi coordenador da ANAMPOS (Articulação Nacional de Movimentos Populares e Sindicais), participou da fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da CMP (Central de Movimentos Populares). Prestou assessoria à Pastoral Operária do ABC (São Paulo), ao Instituto Cidadania (São Paulo) e às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Foi também consultor do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Em 2003 e 2004 atuou como Assessor Especial do Presidente da República e coordenador de Mobilização Social do Programa Fome Zero. Desde 2007 é membro do Conselho Consultivo da Comissão Justiça e Paz de São Paulo. É sócio fundador do Programa Todos pela Educação.

Colabora com vários jornais, revistas, sites e blogs, no Brasil e no exterior.

imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição