Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017 às 14:01

Jales - Menos de 30% dos eleitores já realizaram a biometria

Está sendo realizado no Brasil desde 2008 o cadastramento biométrico, convocado por meio do Tribunal Superior Eleitoral é obrigatório para todos os eleitores.

thumbnail

Os prazos estabelecidos para o fim deste processo variam de acordo com o que foi estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral. Em Jales e nas cidades adjacentes o prazo se estende até o ano de 2020. 

Mas a baixa procura tem preocupado os funcionários do Cartório Eleitoral afirmou o representante, João Edson Rubelo, em entrevista a Reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM.

Segundo João Edson o eleitorado da cidade de Jales é composto por 37.425 pessoas, sendo que deste total somente 10.810 realizaram o cadastramento biométrico, pouco mais de 28%.

Para João Edson, esses números são preocupantes, tendo em vista que em 2018 o cartório eleitoral estará atendendo somente até maio, quando correrá uma paralisação das atividades para a realização das eleições.   

BOATO

Quem perder o prazo para cadastramento da biometria vai ter de pagar multa de R$ 150 e pode ter documentos como RG, CPF e habilitação suspensos? Não é verdade! A informação, em tom alarmista, circula pelo WhatsApp e pelo Facebook com dezenas de posts e centenas de compartilhamentos.

Veja o que diz o texto que circula pelas redes sociais:

"Olha só o que o governo inventou para pegar dinheiro do povo, lançou uma lei para todos os eleitores fazerem a biometria mas não avisou nada para ninguem e o praso vai até 7/12 quem nao fizer vai pagar uma multa de 150,00 enquanto nao pagar o seu cpf rg habilitação fica suspenso vc nao vai poder dirigir nem usar rg nem cpf enquanto nao pagar a multa , o prazo para nao pagar multa é até 7/12, so que ninguem ta sabendo, vai ser um Deus nos acuda espalhem para o maior numero possivel gente."

O eleitor que for convocado e não cumprir dentro do prazo o cadastramento da biometria pode ter o título cancelado, mas isso só ocorrerá em ultimo caso, se ele deixar de atender aos chamados da Justiça Eleitoral.

Mais informações de Jales e região você confere no www.radioassuncao.com.br

Ouça a entrevista

imagem

Parceria inédita da DPU com município garante atendimento à população de Jales

thumbnail

Uma parceria inédita firmada entre a Defensoria Pública da União (DPU) e o município paulista de Jales tem garantido o atendimento à população carente local e de outras 44 cidades que pertencem à mesma subseção judiciária, desde agosto de 2020.

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.