Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2018 às 15:28

Jales já registrou o primeiro caso de dengue em 2018, índice larvário preocupa secretaria

Secretaria de Saúde chama atenção para o aumento do índice larvário no município, aumento pode significar implicância de novos casos da doença.

thumbnail

A cidade de Jales registrou nos primeiro 50 dias do ano de 2018, apenas um caso confirmado para a dengue, contudo no mesmo período 21 notificações foram recebidas em unidades básicas de saúde do município que estão passando por processo de análise.

Segundo informações obtidas pela reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, em entrevista com a secretária de municipal de saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, o que tem preocupado os agentes da vigilância epidemiológica, é o aumento significativo do número de criadouros no mosquito Aedes Aegypti.  

O principal parâmetro de trabalho para a secretaria de saúde atualmente é o Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes), ou simplesmente o índice larvário, que na última estimativa ficou em 4 para Jales, dado este que é preocupante. Quando o índice do Liraa é apontado em até 0.9, é considerado satisfatório; entre 1 e 3.9 o município fica em estado de alerta; e acima de 4 é considerado em situação de risco.

Os dados anteriores apontavam que o índice Liraa de Jales estava em 1%, valor preconizado pelo Ministério da Saúde.

Segundo a secretária, Maria Aparecida, as chuvas dos últimos dias contribuíram para o aumento no número de criadouros, principalmente em terrenos baldios e beira de estradas.

Para Maria Aparecida, a situação ainda está longe de se tornar epidêmica, mas ressaltou a necessidade da população contribuir com a eliminação dos criadouros. Adiantando para o mês de maio um arrastão em toda a cidade, visando o recolhimento de entulhos em quintais e terrenos baldios.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

Ouça a entrevista

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.