Segunda-Feira, 31 de Julho de 2017 às 14:12

Jales já registra segundo mês sem chuvas

A última chuva significativa na região ocorreu entre os dia 21 e 22 de maio, tendo sido registrado um total de 40 mm, nesses dois dias.

thumbnail
O mês de julho termina sem a ocorrência de chuvas. Já durante o mês de junho foram registrados apenas 6 mm, valor insignificante para efeitos de armazenamento de água no solo.

As temperaturas máximas diárias, em julho, variaram de 31ºC a 17ºC, enquanto que as mínimas ficaram entre 17ºC e 7ºC (ver gráfico em anexo). Este último valor, registrado na madrugada do dia 18/07, foi um dos menores do ano. 

A falta de chuvas e o tempo quente fizeram com que a umidade relativa do ar, no período da tarde, atingisse valores abaixo de 20%, nos últimos dias. De acordo com o CEPAGRI (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas ligado à Agricultura, da Universidade Estadual de Campinas), quando esses valores ficam entre 12% e 20% deve-se entrar em ESTADO de ALERTA, suprimindo-se os exercícios físicos ao ar livre no período da tarde; evitando-se aglomerações em ambientes fechados, usando-se soro fisiológico para olhos e narinas; umidificando-se o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água; permanecendo-se, sempre que possível, em locais protegidos do sol; e consumindo-se água à vontade.



De acordo com o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), esse tempo quente e seco, com madrugadas mais frias, deve ser mantido nas primeiras semanas de agosto. Informações mais atualizadas podem ser obtidas no site: www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/2711.
imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.