Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024 às 10:04

Jales intensifica ações de saúde com a realização mutirão de Papanicolau

O Papanicolau é um exame que pode detectar alterações nas células do colo do útero que podem progredir para o câncer. Por ser um exame preventivo, o seu principal objetivo é fazer o diagnóstico da doença antes mesmo que os sintomas apareçam.

thumbnail

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Jales, realizará a partir da próxima semana a campanha “Mutirão do Preventivo: Coleta de Exames de Papanicolau” em horários especiais para atender às mulheres que querem se proteger do câncer de colo de útero. As unidades de saúde estenderão seus horários de funcionamento das 17 às 21 horas para a realização dos exames.

Para participar, é necessário que qualquer mulher com vida sexual ativa realize o agendamento prévio na unidade de saúde de referência do bairro. Algumas unidades também abrirão a sala de vacinação para atualização do esquema vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos de todas as idades.

Visando atender o maior número de mulheres possíveis, as ESF’s ficarão abertas neste período noturno, das 17h às 21h, seguindo o cronograma da campanha. No dia 07 de maio: ESF Uniamérica, ESF Ozil Joaquim Rezende (Municipal) e ESF Dr. José Cícero Fontes Xavier (Rural). No dia 08 de maio: ESF Leonísio Gambero (Oiti) e as ESF’s Getúlio de Carvalho (Arapuã) e Shiguero Kitayama (Roque Viola) contarão com a abertura de sala de vacinação. No dia 15 de maio será a vez da ESF Luiz Ernesto Sandi Mori (Jacb) que também abrirá a sala de vacinação. No dia 23 de maio atenderá a ESF Francisco Xavier Rego (Paraíso), com abertura de sala de vacinação. Dia 03 de junho: ESF Setuo Suetugo (São Jorge). Dia 06 de junho será a vez do Núcleo Central de Saúde. Por último, no dia 12 de junho, ficará aberto à noite para atendimentos a ESF Dra. Zilda Arns Neumann (Novo Mundo).

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, a ação tem como objetivo estimular as mulheres quanto à importância da realização de exames preventivos, em alusão especial ao Dia das Mães, comemorado em maio. “Uma oportunidade para as mulheres que trabalham durante o dia realizarem seus exames, que são de extrema importância, fora do horário comercial”, ressaltou Nilva.

A coordenadora das unidades de saúde do município, Ana Paula Brito da Silva Rotune, convida todas as mulheres para agendarem o quanto antes o exame de Papanicolau e ressalta: “é essencial fazer os exames de check-up frequentemente e cuidar da sua saúde para prevenir doenças. O exame de Papanicolau permite o diagnóstico de infecções, doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de câncer genital. É um exame ginecológico de coleta simples que deve ser realizado anualmente para rastreio e diagnóstico da saúde da mulher.”

Mais informações sobre os atendimentos podem ser obtidas através do telefone (17) 3632-7310 ou na unidade mais próxima de sua casa.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br


imagem

Alunos da E.M. Prof. Alberto Gandur participaram de palestra sobre bullying e cyberbullying

thumbnail

O evento, que faz parte do projeto escolar "Bullying não é brincadeira", teve como objetivo conscientizar as crianças sobre os impactos negativos dessas práticas tanto para as vítimas quanto para os agressores.

Jales inicia Junho Violeta com ações de conscientização e combate à violência contra idosos

thumbnail

Em 2011, a ONU estabeleceu o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa em 15 de junho.