Sexta-Feira, 14 de Junho de 2024 às 15:03

Jales inicia Junho Violeta com ações de conscientização e combate à violência contra idosos

Em 2011, a ONU estabeleceu o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa em 15 de junho.

thumbnail

Durante todo o mês de junho, acontece uma importante mobilização, chamada de Junho Violeta, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de alertar quanto à conscientização e combate a atos de violência contra as pessoas idosas. 

O assunto é de extrema importância e deve ser debatido com seriedade e responsabilidade. Nos seis primeiros meses de 2024, já foram registradas 74.620 denúncias de violência contra idosos no Brasil, razão pela qual o governo federal lançou a campanha de enfrentamento ao idadismo com o slogan “Respeito não tem prazo de validade”.

Em Jales, o tema é amplamente debatido através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CRAS, CREAS, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Centro Dia do Idoso, grupos de convivência e debates, com atividades lúdicas e interativas.

O secretário de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, destaca a importância dessa mobilização: “Precisamos proteger nossos idosos e garantir que sejam tratados com respeito e dignidade. O Junho Violeta é uma oportunidade de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de combater todas as formas de violência contra a pessoa idosa.”

No dia 7 de junho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CREAS, ofereceu uma capacitação sobre o tema para os Agentes Comunitários de Saúde, onde a Assistente Social Alini Bolonheze abordou todos os tipos de violência que um idoso pode sofrer, bem como os canais de denúncia, a forma de identificar a violência e a maneira correta de lidar com cada situação. “A capacitação é essencial para que os agentes saibam reconhecer e agir em casos de violência contra idosos. Nossa meta é criar uma rede de proteção eficaz para os idosos de Jales”, afirmou Alini Bolonheze.

Ainda no mês de junho, será realizada uma manhã de conscientização do tema no Centro Integrado e Esportivo de Valorização do Idoso - CIEVI, também com a Assistente Social do CREAS, Alini.

No dia 25 de junho, em parceria com a Escola Livre de Teatro, será feito o lançamento da peça teatral "Crônicas das Estações", às 19h, no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, aberto a toda população.

Cuidar de nossos idosos é cuidar de nossa história, é garantir dignidade e perpetuar as memórias. Diga NÃO à violência contra o idoso. Denuncie!

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Érica Cristina Carpi, ex-tesoureira da Prefeitura de Jales, morre aos 41 anos

thumbnail

A ex-funcionária pública esteve no centro de um dos maiores escândalos de corrupção da história de Jales, mais de R$ 9 milhões foram desviados da Prefeitura, conforme o Ministério Público

Jales possuiu mais de 36 mil eleitores aptos para votar nesta eleição

thumbnail

As eleições vão ocorrer no dia 6 de outubro, quando eleitores de todo o país são convocados para comparecer às urnas e eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.