Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019 às 20:46

Jales - Escola Agrícola desenvolve e implanta projeto de irrigação

A Escola Técnica Estadual – ETEC “Dr. José Luiz Viana Coutinho” está implantando, por módulos, a irrigação de suas áreas produtivas e pedagógicas.

thumbnail

Através de parceria com a empresa Irrigaboi, de propriedade de um ex-aluno da escola, foi desenvolvido o projeto de irrigação, que tem por objetivo cobrir grande parte das áreas de cultivo perenes e semi-perenes com dispositivos de irrigação customizados para cada tipo de cultura.

De acordo com o Supervisor de Gestão Rural, Prof. Eduardo Urbonas, a irrigação permitirá que a escola tenha regularidade em seus projetos produtivos e pedagógicos, maximizando a produtividade de suas áreas e proporcionando novas possibilidades de aprendizagem aos alunos.

O trabalho de construção dos ramais e dispositivos de irrigação está sob a liderança do auxiliar docente, Engenheiro Agrônomo Fabio Henrique Cordeiro Oliveira, que, juntamente com os docentes da Escola, acompanha o trabalho desenvolvido pelos próprios alunos.

De acordo com o Prof. Marcos Cesar de Carvalho, que tem sob sua responsabilidade o projeto da Cooperativa-Escola, “ações desse porte são extremamente importantes para o desenvolvimento das habilidades dos alunos que encontram oportunidades de contextualizar os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula e promovem a interdisciplinaridade entre os diversos componentes curriculares, tornando-os mais preparados para o mundo do trabalho”.

Planejado para ser construído em módulos, o projeto já conta com construção de tanque de armazenamento, que tem capacidade para 126³ de água, construção de linha mestra de irrigação e instalação de aspersores nos piquetes do Setor de Ovinocultura. Para este mês, o cronograma inclui a construção de duas novas linhas mestras e instalação dos ramais de conexão: aos canhões de aspersão e aos aspersores do Setor de SAF – Sistema Agro-Florestal. Também serão instalados ramais de conexão e gotejadores aos micros aspersores do Setor de Citricultura.

Atentos às necessidades da Unidade de Ensino toda a diretoria da Cooperativa-Escola, capitaneada pelo diretor-presidente, o aluno João Vitor Vaquero, desenvolvem ações de intensificação da comercialização dos produtos produzidos pela cooperativa, permitindo assim o financiamento dos equipamentos e de mão de obra para a implantação do projeto de irrigação. “Fico muito feliz e honrado em saber que eu participei ativamente desse projeto, onde meu esforço com certeza vai gerar resultados para a Cooperativa e para a ETEC”, afirmou João Vitor.


Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h