Sexta-Feira, 15 de Setembro de 2017 às 14:35

Jales - Encontro de delegados das CEBs reunirá aproximadamente 400 representantes

Aproximadamente 400 pessoas de todo o regional Sul1, composto pelas 47 dioceses do Estado de São Paulo, estarão reunidas, neste final de semana, dias 15, 16 e 17 de setembro, na Escola Vocacional da Diocese de Jales.

thumbnail

O Encontro de Delegados e Delegadas das CEBs, Comunidades Eclesiais de Base, em preparação ao 14º Intereclesial das CEBs, que se realizará em Londrina/PR, em janeiro de 2018.
Os participantes ficarão hospedados nas casas de mais de 250 famílias, que além de acolher, terão a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho das CEBs com a partilha dos delegados e delegadas.

Com o tema “CEBs e os desafios do mundo urbano” e lema: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7), os membros das dioceses estarão abordando vários assuntos como, “Os direitos a saúde e saneamento”; “O acesso e condições de moradia”; “Pluralismo: ecumenismo e diálogo inter-religioso”; “Os desafios da mobilidade”; “Os desafios da formação e educação”; “As mudanças no mundo do trabalho”, e tantos outros assuntos que oprimem os povos nos dias de hoje.

Os desafios de viver em sociedade vêm dos tempos dos Hebreus, como relata na Bíblia, no Antigo Testamento. Inconformados com a escravidão e a exploração dos mais pobres, os hebreus lutavam pela sua liberdade e igualdade entre todos. Não se acomodavam e muitas vezes buscavam regiões menos seguras, para não ficarem nas mãos dos poderosos.

O Deus dos Hebreus também era diferente dos deuses dos poderosos. Deus estava sempre junto com seu povo e não preso nos templos para serem adorados como mandava o sistema opressor. Um Deus livre, fora dos templos, e sem nenhum sistema a ser seguido.

Este Deus caminhou com seu povo oprimido, mesmo com os desafios de viver em sociedade, em busca da libertação. Este Deus se fez homem, participou da humanidade, nascendo em meio aos mais necessitados e excluídos da sociedade, pregando um novo reino de justiça, paz e fraternidade entre todos, e morrendo na metrópole Jerusalém.

Os seguidores de Jesus continuaram nos caminhos indicados por Jesus, levando o Reino de Deus aos excluídos, oprimidos, impuros, a todos que se encontravam pelas margens da sociedade.

Os cristãos, nos dias de hoje, têm a missão de continuar a guiar o povo sofrido, buscando novas formas de poder enfrentar os poderosos e lutarem pelos seus direitos, levando a esperança de uma nova sociedade. Esta é a missão deste encontro das CEBs, em meio aos desafios do mundo urbano, construir uma nova sociedade, vivenciando sua fé comprometida com as mudanças.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Mais informações de Jales e região você confere no www.radioassuncao.com.br 


imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h