Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2017 às 17:21

Jales - Encontro de Delegados das CEBs no fim de semana discutiu os desafios do mundo urbano

A Escola Vocacional de Jales foi tomada pelos 380 participantes do Encontro de Delegados e Delegadas das CEBs, Comunidades Eclesiais de Base, em preparação ao 14º Intereclesial das CEBs, que se realizará em Londrina/PR, em janeiro de 2018.

thumbnail

Representando as 47 dioceses do Estado de São Paulo os participantes chegaram a Jales na sexta-feira (15) e foram acolhidos por centenas de famílias que abriram as portas de seus lares para um fim de semana diferente, compartilhando novas experiências, e conhecendo mais o trabalho que é desempenhado pela CEBs.

O encontro que foi até no domingo (17) discutiu o tema “CEBs e os desafios do mundo urbano” e lema: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7), vários assuntos foram abordados como o direito a saúde, saneamento básico, condições de moradia, mobilidade, educação, trabalho e outras demandas da população.

O assessor nacional da CEBs, Manoel Godoy, que é de Belo Horizonte, esteve participando do encontro e conversou com a reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, segundo ele é necessário compreender os desafios das novas comunidades urbanas, pois tudo ainda é muito ligado com a questão histórica e principalmente rural.

Para Manoel Godoy a escolha da Diocese de Jales para sediar o encontro foi um grande acerto dos organizados, pela história comunitária e o trabalho desempenhado pelo Bispo Emérito Dom Demétrio Valentini, que sempre lutou pelas causas sociais, conquistando reconhecimento no Brasil. Segundo Manoel o mesmo empenho tem sido notado na atuação forte de Dom Reginaldo Andrietta.

Em um momento de descontração Manoel brincou com a atuação da CEBs e as opções por Jales, ambas estão nas periferias, os agentes trabalham em prol da população que mais necessita de auxílio, e Jales mesmo distante da capital do estado consegue se destacar.

Atuante em Botucatu, Maria de Lourdes, enfatizou a participação das mulheres na CEBs, como bem lembrou, todos os assuntos discutidos no encontro se passam diariamente na rotina das mulheres, preocupadas com a família são as primeiras a sentir as necessidades da sociedade.

O encontro recepcionou padres e bispo de várias dioceses do estado, em meio a eles, participaram do debate e acompanharam as discussões os padres da Diocese de Jales, principalmente, os bispos Dom Reginaldo Andrietta e Dom Demétrio Valentini.

Para ver fotos do evento click no link. 

Mais informações de Jales e região você confere no www.radioassuncao.com.br 

 

imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição