Terça-Feira, 31 de Outubro de 2017 às 13:36

Jales - Dia Nacional da Juventude 2017 destaca importância do protagonismo juvenil

A Escola Vocacional foi tomada no último domingo (29) por centenas de adolescentes e jovens para o Dia Nacional da Juventude 2017. Muita música, alegria e louvação á Deus, em uma programação que foi repleta de atrações.

thumbnail

Vindos de todas as partes da diocese com um ânimo contagiante, participaram do Fest Jovem, com apresentações artísticas com o tema deste ano e o Evangeliza Show que contou com a animação dos missionários, Igor Sant’ Ana de Jales e Diego Souza da cidade de Santo Antônio do Aracanguá.

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

Em conversa com a reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, o Assessor da Juventude e Comunicação da diocese, Pe. José Antônio Soares, afirmou que todas as expectativas foram superadas com a presença em massa dos jovens, demonstrando uma maior consciência do envolvimento nas comunidades e paróquias.

Pe. José Antônio destacou o ato solidário efetuado pelos jovens com a doação de um quilo de alimento não perecível na entrada do evento, que será revertido para entidades assistências de Jales, materializando assim a atuação do jovem na comunidade em que vive.

O bispo da Diocese de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, esteve participando da abertura do DNJ, bem como do encerramento com a celebração da Santa Missa. Dom Reginaldo destacou a força da voz da juventude que deve ecoar por todos os setores da sociedade.

Em uma reflexão, Dom Reginaldo falou sobre o tesouro que tem mais valor e deve ser cuidado pelos jovens, que é o amor de Deus. Disse ainda da responsabilidade de não se iludir com as possibilidades que o capitalismo proporciona, seguindo fiel com os ensinamentos de cristo.

Para o Bispo Dom Reginaldo, a juventude do século 21 tem demonstrado uma força de mobilização diferente, por meio das redes sociais,  estão presente nas discussões e apresentado suas reivindicação.

TEMA

 “Juventudes em defesa da Vida dos Povos e da Mãe Terra”, este foi o tema escolhido pela Pastoral Juvenil da CNBB, para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2017.

Conectado com a Campanha da Fraternidade deste ano o tema foi apresentado aos jovens em uma reflexão conduzida pelo Coordenador Diocesano da Juventude, o Alex Pereira de Ouroeste, que destacou a importância de cuidar do nosso meio ambiente, hoje.

HISTÓRIAS

No coração dos jovens que participavam do DNJ, várias motivações para estar ali, com histórias diferentes que compõe os grupos e suas experiências nas comunidades e paróquias.

Da cidade de Aspásia e com muita alegria esteve participando o jovem Paulo Henrique de 24 anos, que passou por momentos difíceis e conturbados em sua vida, mas soube superar tudo com a força da fé e deixou uma mensagem aos jovens.

Paulo afirma que hoje não consegue imaginar sua vida sem a presença do agir de Deus e sua fé, que possibilitará á ele a construção de um novo futuro.

MÚSICA

Com uma proposta diferenciada a Coordenação Diocesana da Juventude (CDJ), resgatou pelo segundo ano o FestJovem, Festival Cultural que as juventudes expressam através da música, dança, teatro e poesia o tema proposto.

Animando todas as apresentações bem como a primeira parte do evento esteve presente o coral do grupo de Jovens “Mais um de Cristo” de Santa Fé do Sul que logo cedo colocou todo mundo para dançar.

Na oportunidade do DNJ, o coordenador do grupo, Carlos Júnior compartilhou com os jovens uma experiência que viveu na Missa Univida em anos anteriores e compartilhou conosco da reportagem do Jornal do Povo.

SHOW

Durante a tarde ocorreu o Evangeliza Show com a Participação do Missionário da diocese, Diego Souza, da cidade de Santo Antônio do Aracanguá. Que pretende em 2018 aprofunda o seu trabalho missionário e gravar o seu primeiro CD.

Contribuindo com o seu trabalho e talento esteve participando do Evangeliza Show também o missionário de Jales, Igor Sant’ Ana, que apresentou muita música e louvor.  

Já com CDs gravados Igor visita várias cidades da diocese se apresentado com uma ação de evangelização, por meio do terço da misericórdia cantado.

EXPECTATIVA       

Segundo contou o próprio assessor Pe. José Antônio, a próxima edição deve acontecer novamente em Jales com o objetivo de congregar todos os jovens no coração da diocese. Muitos que estavam nesse ano já estão ansiosos para a chegada de 2018.

 Mais informações de Jales e região você confere no www.radioassuncao.com.br


 

Ouça a entrevista

imagem

Dr. Luis Roberto Baitello, médico ortopedista, faleceu em Jales nesta terça-feira

thumbnail

Faleceu na manhã desta terça-feira, 09 de abril, em Jales o médico ortopedista, Dr. Luis Roberto Baitello. Informações preliminares apontam que o médico teria sofrido um infarto fulminante, sendo encontrado sem vida pela família.

Mega show do cantor Luan Santana abre a Expo Jales na próxima quarta-feira, dia 10 de abril

thumbnail

A abertura da programação artística será na quarta-feira, dia 10, com mega show do cantor Luan Santana