Sexta-Feira, 26 de Abril de 2019 às 11:46

Jales - Desde janeiro Prefeitura não distribui leite para os idosos carentes

A falta de políticas públicas da administração voltadas para as pessoas mais carentes dificulta o acesso aos programas sociais

thumbnail

Ao longo desta semana a reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM recebeu reclamações de inúmeros idosos sobre as dificuldades de se obter informações do programa que faz a distribuição de leite com os responsáveis em Jales.

A prioridade do programa deveria ser atender famílias carentes, com renda mensal de até 1/4 de salário mínimo per capita, que necessitam deste suporte social, mas não é o que acontece em Jales. No ano de 2019 nenhum litro de leite foi distribuído para a população idosa carente, a entrega está totalmente paralisada desde o início de janeiro.

Tendo em vista as diversas dificuldades que já são enfrentadas pela pessoa idosa em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes tem que arcar com as despesas de casa e remédios, mas poderiam encontrar no município um suporte. O programa de distribuição de leite interfere diretamente na qualidade de vida e saúde do atendido.

A situação escancara mais uma vez a dificuldade de planejamento da Prefeitura de Jales e a sua organização de políticas públicas para atender as demandas das pessoas mais necessitadas e as realidades que elas enfrentam.

O Jornal do Povo para apurar a situação buscou inicialmente por meio de contato telefônico entender com funciona a entrega, durante este processo foi encaminhado para diversos setores, passando por unidade de saúde, CREAS, CRAS, Secretaria de Assistência Social e novamente com o CRAS.

A comunicação neste caminho gera certo transtorno e frustração, o nosso intuito era a construção de uma reportagem e enfrentamos dificuldades que diariamente a população de Jales vive de comunicação interna dos órgãos da Prefeitura. Falta informação correta e meios práticos de sua divulgação até o povo. 

A Prefeitura de Jales por meio de seus responsáveis informou que não conseguiu concluir ainda em 2019 o processo licitatório que decidirá qual empresa ficará responsável por fornecer o leite que é distribuído para idosos cadastrados no programa social do município.

Uma primeira tentativa de licitação ocorreu no início do ano junto com outros materiais, como por exemplo, as cestas básicas, neste caso houve uma empresa que cumpriu com os valores apresentados na cotação de preço, sendo selecionada uma fornecedora para entregar os materiais, o que já está ocorrendo.

Neste período os idosos que já recebiam o leite e as pessoas interessadas em fazer parte do programa, não estão contando com o auxílio, que é de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social de Jales, mas todo o processo de licitação ocorre por meio de departamento próprio da Prefeitura. 

De acordo com informações apuradas, o procedimento de cadastro para novos atendidos que é realizado pelo CRAS continua da mesma forma, mesmo que não exista o abastecimento de uma empresa. Ressaltando que a função das unidades de saúde neste processo é somente realizar a entrega para os usuários.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.