Segunda-Feira, 16 de Abril de 2018 às 12:16

Jales - Depois de 15 meses prefeitura deve assinar repasse para entidades está semana

Depois de mais de um ano de espera e muito trabalho a prefeitura cumprir o seu papel e fazer a conclusão do processo de Chamamento Público com os repasses

thumbnail

Um impasse que durou mais de 15 meses pode ter um final positivo, ao longo desta semana. Desde janeiro de 2017, as entidades assistenciais de Jales aguardavam ansiosamente por um posicionamento do Prefeito Municipal de Jales, Flávio Prandi Franco, o Flá, frente à destinação dos recursos necessários para a manutenção de suas atividades. Neste período pouco havia sido feito.

Somente na última sexta-feira (13) foram homologados os projetos das entidades, junto ao Chamamento Público e a Comissão de Seleção de Parceiras do Município de Jales, termos estes presentes na nova lei que regulamenta o setor desde 2014, entrando em vigor somente no ano passado, mesmo com todo o prazo que a antecedia, até ao longo do último ano, pouco empenho foi notado por parte da Prefeitura Municipal em destinar os repasses financeiros para as instituições.

Com a homologação, segue agora para assinatura os Termos de Fomento que vão proporcionar um alívio financeiro para as entidades: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jales (APAE), Corpo e Mente em Movimento (SACRA), Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo.

Mas para que isso ocorresse com a celeridade necessária, foi preciso um editorial da Diocese de Jales, escrito pelo Vigário Geral, Padre Antônio de Jesus Sardinha e amplamente difundido nos meios de comunicação.  O texto alertava para a ausência de esforços da administração em prol de políticas sociais, bem como a regularização dos repasses para as entidades sociais do município. Em um trecho do editorial, Padre Sardinha, relembra o artigo “Democracia e Caridade Social”, de agosto de 2016, onde já destacava: “Embora seja, candidatura única para prefeito, convém que haja a preocupação em apresentar para a população o seu Plano de Governo”.

Semanas antes o assunto sobre as entidades sociais, fez parte da pauta de encontro entre o Bispo Diocesano, Dom Reginaldo Andrietta e os padres Antonio de Jesus Sardinha, Uilian Aparecido de Oliveira, Eduardo Rodrigues Magnani, Geraldo Trindade Furlaneto, Valdair Aparecido Rodrigues, junto ao prefeito Flá e seus secretários;

Na época já havia sido questionado a necessidade de ações e o devido apoio da administração para as entidades assistenciais de Jales, fato este que não era notado no governo municipal. Na oportunidade ainda foi apresentada a necessidade de um governo cidadão, que inclui a participação de sociedade, em meio às decisões de seu futuro.

Em breve poderemos acompanhar a assinatura destes Termos e enfim nossas entidades contarão com os seus recursos encaminhados, para o fortalecimento de suas contas. Um abalo ocorreu, mas poderia ter sido evitado com a devida atenção do poder público. 

No final da reunião de sexta-feira (13) os representantes das entidades assistenciais agradeceram a atenção e o empenho, a representante da SACRA, Elizangela Antunes do Nascimento elogiou o trabalho realizado pela Comissão de Seleção de Parceiras. “Quero parabenizar o trabalho realizado pela Comissão, feito com lisura e transparência. A reunião foi extremamente produtiva e, embora existam algumas ponderações, devemos entender que as críticas acabam sendo produtivas. Hoje sairemos daqui satisfeitos com a atenção do prefeito e de sua equipe”. 

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Jales - Secretário de Planejamento explica detalhes sobre reforma dos banheiros do Comboio

thumbnail

Uma grande discussão tem tomado conta das redes sociais e impressionado a população jalesense pelos valores gastos na reforma e adequação dos dois banheiros do Comboio, conhecido espaço da Feira do Produtor Rural

Educação de Santa Fé tem classificação máxima do índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal

thumbnail

Segundo o índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) a Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) tem nota máxima na área da Educação e está entre as melhores do Estado de São Paulo.