Quarta-Feira, 08 de Janeiro de 2020 às 20:13

Jales - Cursos do Fundo Social ajudam trabalhador rural a mudar de rotina para ajudar esposa diagnosticada com câncer

Jocelino participou dos cursos de pães e doces do Fundo Social de Solidariedade e transformou os conhecimentos adquiridos em uma nova profissão

thumbnail

A história de superação e transformação do trabalhador rural Jocelino Cavalcante Martins chamou a atenção e virou notícia na TV Tem, afiliada da Rede Globo, na última semana do mês de dezembro de 2019. Para ajudar no tratamento contra o câncer de mama da esposa Rosa Silva Martins, decidiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos em dois cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Jales e iniciar uma nova etapa em sua vida.

Jocelino sempre foi trabalhador rural. Há dois anos conheceu Rosa, com quem se casou cinco meses depois. Quando foi diagnosticada com câncer e foi orientada a não ficar muito tempo sozinha em casa, Jocelino decidiu deixar a roça e ficar ao lado da esposa, mas para isso, precisava incrementar a renda familiar e garantir o sustento da família.

“Foi quando decidi mudar de vida e utilizar os conhecimentos que adquiri em cursos do Fundo Social de Solidariedade. Fui acolhido por toda a equipe do FSS e participei de dois cursos, de pães e de doces. Os professores foram muito dedicados e carinhosos e isso pode fazer toda a diferença em nossas vidas. Hoje eu coloco em prática tudo o que aprendi com todas as pessoas que convivi no Fundo”.

Há quatro meses o ex-trabalhador rural precisou fazer novas escolhas e enfrentar as mudanças. “Deixei o meu trabalho no campo, mas hoje estou perto da minha esposa, que já fez cirurgia e esta afastada do trabalho. O Fundo Social me deu essa oportunidade de poder trabalhar em casa e estar perto dela. Faço meus pães, rocamboles e pudim e saio para vender, recebo muitos elogios e estou muito feliz”, disse Jocelino.

A esposa Rosa ressaltou: “Meu esposo é um presente de Deus. Foi Deus que mandou este homem bom para mim”.

Para o cinegrafista da TV Tem, Maurício Branquinho e ao repórter Patrick Lima, um dos clientes de Jocelino, Rodrigo Ribeiro Souza, disse que “os pães e doces são uma verdadeira delícia. A gente compra pra ajudar o Jocelino, mas também porque são produtos de qualidade e deliciosos”.

“Estou começando devagar, aos poucos, mas graças a Deus tudo está dando certo. Quem sabe começo a crescer ainda mais. Aproveito e indico os cursos do Fundo Social de Solidariedade para as pessoas que necessitam, aos que querem aprender um novo ofício, uma nova profissão e contribuir com a renda da família. Isso pode ser transformador, como foi no meu caso”, disse Jocelino.

A primeira-dama de Jales e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Glauciane Pontes Helena Franco ficou feliz ao saber que os cursos oferecidos no FSS continuam sendo importantes na vida dos alunos. “Em três anos já ofertamos mais de 6.000 vagas em cursos, oficinas e capacitações gratuitas que tem proporcionado conhecimento e novas oportunidades na vida das pessoas que necessitam e de famílias carentes de nossa cidade. Fico extremamente feliz e satisfeita quando percebemos que tudo isso tem poder transformador. Vamos continuar trabalhando para que histórias como a do  Jocelino se repitam”.

Com informações da Secretaria de Comunicação

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h