Segunda-Feira, 13 de Setembro de 2021 às 18:14

Jales conta com uma fila de 872 animais para castração na Unidade de Zoonoses

Prefeitura responde requerimento sobre castrações na Unidade de Zoonoses

thumbnail

Os vereadores Hilton Marques (PT) e João Zanetoni (PSD), em Sessão Ordinária, apresentaram um requerimento questionando se a Prefeitura estava fornecendo material para as atividades do Centro de Zoonozes. Os parlamentares justificaram que a castração dos animais tinha como objetivo controlar a população animal, diminuir a incidência de abandono, crueldade e o risco à saúde pública.

Os parlamentares indagaram se o Centro estava castrando os animais gratuitamente para a população de baixa renda, se o serviço era prestado por servidores do município e quais eram os serviços oferecidos pelo Centro à população e sem custos.

Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que todo o material de consumo necessário para as atividades da Unidade de Zoonoses estão sendo fornecidos pelo Município. A Unidade realiza castração cirúrgica de cães e gatos gratuitamente. O trabalho é feito por servidores públicos e através de clínica veterinária particular, contratada pelo município para realizar castração de 20 gatas e 20 cachorras com peso corporal de até 20 quilos, ao custo de R$ 7 mil ao mês.

Atualmente, além das castrações, a Unidade realiza atendimento clínico no período da tarde, de segunda a sexta-feira, coleta de sangue de cães para detectar Leishmaniose canina, aplicação de vacina antirrábica em cães e gatos, resgate e tratamento de animais em condições de vulnerabilidade, doação e animais, coleta, processamento e envio de amostras de morcegos e primatas para detectar zoonoses, recolhimento e destinação de animais mortos em vias públicas, atendimento e orientação a denúncias de maus tratos e eutanásia de animais positivos para Leishmaniose e Esporotricose.

Segundo a Prefeitura, há uma fila de espera com 872 animais para castração. Para contratar médico veterinário para atuar na Unidade de Zoonoses é necessário realizar um concurso público, pois não há candidatos aprovados na lista de espera. Devido à Lei 173/2020, os concursos só poderão ser realizados para preencher cargos vagos já existentes.

A população pode contatar a Unidade de Zoonoses pelos números (17) 99611-5491 e (17) 99639-0415.

Os requerimentos e respostas ficam disponíveis na página da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).

Com informações da Assessoria de Imprensa.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Santa Casa de Jales pede doações para 12º Leilão de Gado

thumbnail

A Santa Casa de Misericórdia de Jales está promovendo o 12º Grande Leilão de Gado, um de seus principais eventos anuais, que não foi realizado em 2020 devido a pandemia de COVID-19.

Corrente do bem: primeiras-damas da região doam lençóis para a UPA de Jales

thumbnail

A solidariedade chegou à UPA - Unidade de Pronto Atendimento 24h de Jales em forma de lençóis, na tarde de quarta-feira, dia 21 de setembro.