Quarta-Feira, 28 de Junho de 2017 às 13:32

Jales - Ataque cibernético afeta serviços do Hospital do Câncer

Cerca de 350 pacientes do setor de radioterapia dos hospitais de Câncer de Barretos e de Jales tiveram seus exames prejudicados por uma invasão por hackers no sistema de computadores da instituição.

thumbnail

Unidades do Hospital de Câncer de Barretos nas cidades de Jales e Fernandópolis sofreram um ataque cibernético na manhã de terça-feira (27). O ataque também afetou todo o sistema do Hospital de Câncer de Barretos.

Em Fernandópolis, segundo o hospital, a unidade que faz exames preventivos está parada. Ao todo, 150 pacientes vão deixar de ser atendidos. Em Jales, o sistema também foi afetado.

O diretor geral do Hospital do Câncer, Henrique Prata, disse que mais de três mil pacientes vão ser prejudicados, já que não há como acessar nenhum tipo de informação. Ele já pediu ajuda ao Ministério da Saúde e a Polícia Federal.

Os hackers pedem dinheiro para liberar o sistema. Segundo funcionários do hospital, a mensagem dos hackers pede 300 dólares em bitcoins.

Em entrevista coletiva no período da tarde, o coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação da instituição, Douglas Vieira dos Reis, informou que o ataque foi parecido com o ocorrido em várias empresas no mundo há cerca de dois meses. "É um programa que se aproveita da vulnerabilidade do sistema, entra e criptografa alguns dados e lança uma tela pedindo resgate das informações", explicou.

imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição