Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018 às 14:09

Jales - Apenas 18 projetos apresentados pelos vereadores se tornaram leis em 2017

Em um ano marcado pela aprovação em tempo recorde do aumento do IPTU em 22,07% para Jales, os vereadores emplacaram apenas 18 projetos de leis em um ano de mandato

thumbnail

O ano de 2017 ficou marcado por algumas polêmicas envolvendo a Câmara Municipal de Jales. Alguns projetos chamaram a atenção. Os vereadores discutiram, por exemplo, um projeto de lei que autorizava a criação de galinhas na área urbana, este acabou sendo retirado por seus autores.

Já o aumento do IPTU em 22,07% proposto pelo prefeito Flá e aprovado por unanimidade, não necessitou mais que dois dias de tramitação no parlamento jalesense para sua aprovação, sem possibilidade alguma de reação da sociedade contra o aumento ou até mesmo uma maior discussão para tal.

Votar as leis da cidade é a principal função do vereador municipal. “Os vereadores são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da população em geral.”

A reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, por meio do site da câmara municipal na internet, (pode ser conferido em www.camaradejales.sp.gov.br) acompanhou os projetos de leis que foram apresentados pelos vereadores Jalesenses no último ano.

O resultado foi surpreendente, com a existência de dois vereadores, que não apresentaram projeto algum ao longo de 2017, outros somente assinaram projetos em conjunto, como é o caso do presidente da Câmara, Vagner Selles, o Pintinho, talvez pelo tempo dedicado exclusivamente a presidência da casa. Ao todo foram apresentados e discutidos em plenário, 31 projetos, desses 18 aprovados e 13 foram retirado da pauta ou devolvido ao autor.

Mesmo não existindo um parâmetro de produtividade oficial, esta é a atuação que realmente compete a um vereador, além de fiscalizar as ações do Poder Executivo e cobrar do mesmo prestação de serviços com qualidade em favor da população, apesar de não ser esta a realidade vivida e executada pelo vereador. Uma deturpação de valores ligados somente aos favores, que corriqueiramente são financeiros e solicitados por seus redutos eleitorais vem sendo visivelmente acompanhados neste cenário de poderes.

A reportagem buscou a quantidade de projetos apresentados pelos dez ocupantes das cadeiras do Poder Legislativo.

Vereador - Jales – 2017/2020

Projetos Individuais

 Projetos Coletivos

Adalberto Francisco de O. Filho - Chico do Cartório

04

02

Bismark Jun Iti Kuwakino

00

02

Claudecir José dos Santos - Tupete

00

02

Fábio Kazuto Matsumura

02

04

João Valeriano Zanetoni

00

00

Luiz Henrique Viotto - Macetão

10

05

Nivaldo Batista de Oliveira - Tiquinho

00

00

Tiago Vandré de Souza Abra

03

01

Vagner Selis - Pintinho

00

03

Vanderley Vieira dos Santos - Deley

04

04

 

  Mais informações de Jales e região você confere no www.radioassuncao.com.br


imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h