Quinta-Feira, 21 de Fevereiro de 2019 às 13:49

Jales - Adultos também devem ficar atentos ao Calendário de Vacinação, orienta Secretaria de Saúde

Todas as unidades de saúde de Jales que possuem sala de vacinação oferecem gratuitamente as vacinas para a população

thumbnail

Engana-se quem imagina que vacinas são destinadas apenas para as crianças. Os adultos também precisam ficar atentos ao calendário de vacinação e mantê-lo atualizado ao longo da vida. E é importante ressaltar que as vacinas são fornecidas gratuitamente em todas as unidades de saúde (Estratégia de Saúde da Família – ESF) que possuem sala de vacinação no município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Jales, possuem salas de vacina as unidades ESFs Joaquim Rezende (Municipal), ShigueiroKityana (Roque Viola), SetuoSuetugo (São Jorge), Luís Ernesto Sandi Mori (JACB), Francisco Xavier Rego (Paraíso), Zilda Arns (Novo Mundo), José Cícero Fontes Xavier (Rural) e o Núcleo Central de Saúde.

Dezenove vacinas recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) são oferecidas à população. Por ano são adquiridas cerca de 300 milhões de doses pelo Ministério da Saúde que distribui para estados e municípios, com o objetivo de combater mais de 20 doenças.

O cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais. Quem perdê-lo deve procurar a unidade de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via.

“A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para vacinar. Toda pessoa pode ser vacinada nas ESFs com sala de vacinação, onde recebe um registro de controle da vacinação (cartão), podendo atualizar mais tarde a Caderneta.Também é fundamental que a pessoa leve o Cartão SUS, caso não tenha, deve providenciá-lo junto à Central da Saúde”, ressaltou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Eloá Scrignoli Koga.

Sarampo, Poliomielite, Tétano, Rubéola e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias em função da eficácia das vacinas. “É de fundamental importância conscientizar os adultos e idosos sobre a importância das vacinas para que se atualizem e fiquem imunes a muitas doenças que podem causar grandes riscos para a saúde. Nossas salas de vacinação estão à disposição para receber as pessoas que queiram tomar suas vacinas”, frisou a enfermeira Eloá.

CALENDÁRIO VACINAL DE ADULTOS (20 A 59 ANOS)

Febre Amarela (dose única, se nunca tiver vacinado)

Hepatite B (três doses, dependendo da situação vacinal)

Dupla Adulto (reforço a cada 10 anos)

Tríplice Viral (duas doses até os 29 anos e uma dose aos que nasceram a partir de 1960).

 

CALENDÁRIO VACINAL DE IDOSOS (60 ANOS OU MAIS)

 

Febre Amarela (dose única, se nunca tiver vacinado). Só deve ser tomada após avaliação e autorização de profissional de saúde.

Hepatite B (três doses, dependendo da situação vacinal)

Dupla Adulto (reforço a cada 10 anos)

Pneumocócica 23 Valente (indicada para públicos-alvo específicos dependendo da condição clínica).


Fonte: Secretaria de Comunicação 


Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.