Segunda-Feira, 26 de Novembro de 2018 às 17:20

Jales - Ações de prevenção e combate vão marcar a Semana de Mobilização contra a Dengue

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, as ocorrências de dengue em Jales apontam 39 positivos autóctones – casos em que a doença é contraída na própria cidade.

thumbnail

A Prefeitura de Jales dará início, a partir de segunda-feira (26), à “Semana Nacional de Mobilização de combate ao Aedes aegypti”, que acontece até dia 30 de novembro, sendo a sexta-feira o Dia D de combate ao mosquito. O objetivo é mobilizar toda a população sobre a importância de intensificar, neste período que antecede o verão, as ações de prevenção contra o mosquito, que transmite dengue, zika e chikungunya. 

Através da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Agricultura e Meio Ambiente, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias vão intensificar as visitas domiciliares e vistoriar imóveis para eliminação de criadouros, além de identificar as áreas que requerem mais atenção e atuar de forma preventiva,reforçando informações educativas aos moradores.

Nessas ações, serão observados bebedouros, pratos ou pingadeiras de plantas e vasos, ralos e canaletas, plásticos ou quaisquer materiais usados para cobrir equipamentos ou materiais, calhas, lajes, caixas d´água, vasos sanitários sem uso, garrafas retornáveis, bromélias, piscina em período de uso ou inativas, bandejas de geladeira e materiais inservíveis.

A iniciativa atuará no Jardim São Gabriel, Big Plaza, Roque Viola, Cohab Dercílio, Jardim Paulista, Jardim Paraíso, Vila Nossa Senhora Aparecida, São Judas Tadeu, Jardim América, Vila União, Vila Inês, Jardim São Jorge e Jardim Brasil, bairros em que resultado do índice larvário aponta 2%, sendo que o volume aceitável não deve ultrapassar 1%, conforme o Ministério da Saúde.

“Reforço o pedido para que toda a população se conscientize. A mobilização de todos é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente nos meses de novembro a maio, em que o calor e as chuvas são intensas, considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, comentou a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi.

Durante a Semana de Mobilização, a Secretaria de Saúde solicitou a rede de ensino estadual, municipal e particular que envolva alunos no enfrentamento do Aedes Aegypti, elaborando ações práticas e que reforçam o conteúdo em sala de aula, já que os estudantes são multiplicadores em casa e em toda a comunidade das informações que aprendem na escola.

Fonte: Secretaria de Comunicação 

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h