Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019 às 12:12

Inmet emite alerta para onda de calor após Jales registrar umidade mais baixa do ano

A Defesa Civil emitiu o mesmo alerta junto com o instituto com atenção para onda de calor e risco de hipertermia em cidades da região.

thumbnail

Um alerta sobre a forte onda de calor que atinge a região noroeste paulista foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo, nesta terça-feira, 10 de agosto, com a possibilidade de permanecer até a quinta-feira, 12 de agosto.

De acordo com informações do instituto, nos próximos dias as temperaturas podem ficar 5 graus acima da média, o que pode levar a um sério risco de morte por hipertermia. O outro alerta emitido aponta para a baixa umidade do ar que está oscilando entre 12 e 20%.

Segundo o portal do clima da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Ilha Solteira registrou a temperatura mais alta do ano. Os termômetros chegaram a 40,6 °C.

As cidades de Jales e Votuporanga se destacaram pelos registros de baixa umidade do ar chegando a 15%, segundo o Inmet. A marcação coloca as cidades a níveis de estado de alerta, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

Classificação

De 30% a 20% - estado de atenção: evitar exercícios físicos ente 11 e 15h, deixar no ambiente balde com água ou toalha molhada, evitar locais desprotegidos do sol.

De 20 a 12% - estado de alerta: mesmas recomendações acima, além de suprimir exercícios físicos das 10 às 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico nos olhos e no nariz.

Abaixo de 12% - estado de emergência: mesmas recomendações acima, além de não praticar nenhum tipo de esporte, nem trabalho braçal e interromper atividade ao ar livre das 10 às 16h. Devem ser suspensas as aulas de educação física, coleta de lixo, entregas dos correios e é recomendado evitar aglomerações como cinemas.

Recomendações para dias secos

Para evitar diversos problemas de saúde como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos, a OMS faz algumas recomendações.

- Evite praticar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;

- Evite aglomerações em ambientes fechados;

- Umidifique os ambientes com vaporizadores e toalhas molhadas;

- Use soro fisiológico para olhos e narinas;

- Consuma bastante água.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h