Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019 às 12:12

Inmet emite alerta para onda de calor após Jales registrar umidade mais baixa do ano

A Defesa Civil emitiu o mesmo alerta junto com o instituto com atenção para onda de calor e risco de hipertermia em cidades da região.

thumbnail

Um alerta sobre a forte onda de calor que atinge a região noroeste paulista foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo, nesta terça-feira, 10 de agosto, com a possibilidade de permanecer até a quinta-feira, 12 de agosto.

De acordo com informações do instituto, nos próximos dias as temperaturas podem ficar 5 graus acima da média, o que pode levar a um sério risco de morte por hipertermia. O outro alerta emitido aponta para a baixa umidade do ar que está oscilando entre 12 e 20%.

Segundo o portal do clima da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Ilha Solteira registrou a temperatura mais alta do ano. Os termômetros chegaram a 40,6 °C.

As cidades de Jales e Votuporanga se destacaram pelos registros de baixa umidade do ar chegando a 15%, segundo o Inmet. A marcação coloca as cidades a níveis de estado de alerta, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

Classificação

De 30% a 20% - estado de atenção: evitar exercícios físicos ente 11 e 15h, deixar no ambiente balde com água ou toalha molhada, evitar locais desprotegidos do sol.

De 20 a 12% - estado de alerta: mesmas recomendações acima, além de suprimir exercícios físicos das 10 às 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico nos olhos e no nariz.

Abaixo de 12% - estado de emergência: mesmas recomendações acima, além de não praticar nenhum tipo de esporte, nem trabalho braçal e interromper atividade ao ar livre das 10 às 16h. Devem ser suspensas as aulas de educação física, coleta de lixo, entregas dos correios e é recomendado evitar aglomerações como cinemas.

Recomendações para dias secos

Para evitar diversos problemas de saúde como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos, a OMS faz algumas recomendações.

- Evite praticar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;

- Evite aglomerações em ambientes fechados;

- Umidifique os ambientes com vaporizadores e toalhas molhadas;

- Use soro fisiológico para olhos e narinas;

- Consuma bastante água.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

JACB 1 terá apresentação da Orquestra Sinfônica de Jales sexta-feira

thumbnail

O evento marcará mais uma edição do Projeto Música no Bairro, a entrada é gratuita.

Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Educação, CREAS e ELITE realiza Campanha de Combate às Drogas

thumbnail

No dia 27, 28, e 29 foram realizadas apresentações da peça “Onde está você?’’ interpretadas por atores da Escola Livre de Teatro de Jales, no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, os alunos da Rede Pública do Ensino Fundamental e Médio participaram.