Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2023 às 07:38

Incêndio vegetativo causa danos à saúde e ao meio ambiente, alerta Defesa Civil

As meninas ganharam hidratação nos cabelos realizada por profissionais que participaram dos cursos de capacitação do Fundo Social de Solidariedade

thumbnail

Nos últimos dias, o município de Jales tem experimentado uma onda de calor intensa e uma redução preocupante na umidade relativa do ar. A Defesa Civil de Jales alerta para que, enquanto o sol brilha intensamente, a população tome medidas para garantir que a qualidade do ar e a qualidade de vida de todos sejam preservadas.

As altas temperaturas e a baixa umidade do ar podem ter consequências graves para a saúde e o meio ambiente. Com o termômetro atingindo valores elevados, chegando próximo dos 40ºC, é importante que os moradores evitem práticas que agravem ainda mais essa situação.

Uma das principais preocupações é o uso do fogo para limpeza de quintais e a queima de vegetação. Essas práticas não apenas contribuem para o aumento da poluição do ar, mas também representam riscos significativos de incêndios descontrolados, que podem devastar áreas naturais e propriedades.
“A queima de resíduos agrícolas, lixo doméstico ou qualquer outro tipo de material deve ser evitada a todo custo durante este período crítico. Além disso, é fundamental que a população esteja atenta para denunciar atividades ilegais que envolvam a queima descontrolada”, alertaram Paulo Correa e Emerson Tondati, coordenador municipal de Defesa Civil eo diretor de departamento de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Jales, respectivamente.
Segundo eles, é importante lembrar que a qualidade do ar afeta diretamente a saúde, especialmente daqueles com doenças respiratórias preexistentes, como asma e bronquite, por exemplo. “As partículas nocivas liberadas durante incêndios podem piorar essas condições e levar a problemas de saúde sérios”, frisaram.

Neste momento, a colaboração da população é fundamental. Adotar práticas conscientes, como a separação adequada de resíduos e o descarte correto de lixo, é uma maneira de contribuir para a preservação da qualidade do ar e, por consequência, da qualidade de vida de toda a comunidade.
“Em tempos de calor intenso e baixa umidade, a solidariedade e a responsabilidade coletiva são essenciais para manter a saúde e a segurança de todos. Jales conta com a compreensão e colaboração de seus moradores para enfrentar esse desafio climático e preservar um ambiente saudável para as gerações futuras”, ressaltou Tondati.

Para denunciar casos de incêndios ou irregularidades a Defesa Civil conta com o WhatsApp 17- 99672-1274.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Alunos da E.M. Prof. Alberto Gandur participaram de palestra sobre bullying e cyberbullying

thumbnail

O evento, que faz parte do projeto escolar "Bullying não é brincadeira", teve como objetivo conscientizar as crianças sobre os impactos negativos dessas práticas tanto para as vítimas quanto para os agressores.

Jales inicia Junho Violeta com ações de conscientização e combate à violência contra idosos

thumbnail

Em 2011, a ONU estabeleceu o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa em 15 de junho.