Quarta-Feira, 12 de Junho de 2024 às 17:23

Inauguração da Sala de Educação Ambiental "José Alberto Silveira Matos" reuniu centenas de pessoas no Bosque Municipal

A Prefeitura de Jales inaugurou a Sala de Educação Ambiental “José Alberto Silveira Matos”, no Bosque Municipal “Aristóphano Brasileiro de Souza”, em uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 12 de junho.

thumbnail

O evento marcou a entrega de mais uma importante obra, viabilizada através de emenda parlamentar do Deputado Federal Fausto Pinato e conquistada pelo empenho do prefeito Luis Henrique Moreira em prol da educação e do meio ambiente na cidade.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Luis Henrique Moreira, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, o representante do presidente da Câmara Municipal de Jales, vereador Deley Vieira e os vereadores Bismark Kuwakino, Andrea Moreto, Elder Mansueli e Riva Rodrigues. Também estavam presentes a secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante, e as filhas e o irmão do homenageado, Maria Julia Gigante Matos, Luara Carolina Gigante Floriano e Luiz Fabiano de Matos e também a 1ª Tenente Aniceto da Base de Operações da Polícia Ambiental. Centenas de convidados, incluindo alunos do 4º ano da Escola Municipal Jacira de Carvalho Silva, servidores públicos municipais, representantes da imprensa e da comunidade marcaram presença.

Após a execução do Hino Nacional e do Hino de Jales, a solenidade destacou a homenagem ao agrônomo e professor José Alberto Silveira Matos, cujo nome foi dado ao novo espaço educacional. Formado em agronomia pela FAFRAM de Ituverava em 1994, José Alberto chegou à região de Jales no mesmo ano, estabelecendo-se em Aspásia. Com uma carreira marcada pela dedicação à agricultura e ao meio ambiente, ele trabalhou na Cati por 12 anos e foi secretário de agricultura de Três Fronteiras. Sempre preocupado com o homem do campo, José Alberto desenvolveu diversos trabalhos visionários na região, sendo lembrado com carinho e respeito como professor Alberto.

O prefeito Luis Henrique Moreira destacou a importância da nova sala: "Este espaço não é apenas uma estrutura física, mas um tributo à vida e ao legado do Professor Alberto. Ele continua a ser uma inspiração para todos nós, especialmente para aqueles que se dedicam à sustentabilidade e à educação ambiental".

A sala de educação ambiental oferece uma estrutura adequada para a realização de visitas, palestras, cursos, feiras de educação ambiental, capacitações e aulas para alunos do período integral. Localizada no Bosque Municipal “Aristóphano Brasileiro de Souza”, o espaço proporciona uma maior interação com a natureza, beneficiando estudantes, professores, profissionais da área e toda a população visitante.

O vereador Deley Vieira, autor do Projeto de Lei Nº 133/2023 que deu nome ao espaço, também enfatizou a relevância do legado do Professor Alberto: "Este projeto é um reconhecimento merecido à contribuição significativa de José Alberto Silveira Matos, o Betinho, para a nossa comunidade e o meio ambiente".

Durante o evento, a secretária Sandra Gigante, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, o vereador Riva Rodrigues e Luara Carolina Gigante Floriano, filha do homenageado, fizeram uso da palavra, expressando a importância do novo espaço e a memória do Professor Alberto para Jales.

Após os discursos, as autoridades presentes participaram do descerramento da placa inaugural, seguido da entrega de lembranças à família do homenageado. A secretária Sandra Gigante, esposa de Betinho, as filhas Maria Julia e Luara, o irmão do Alberto, Luiz Fabiano receberam lindas orquídeas em reconhecimento ao legado de Betinho.

A inauguração da Sala de Educação Ambiental “José Alberto Silveira Matos” reforça o compromisso da administração municipal com a educação e a sustentabilidade, celebrando a memória de um profissional dedicado e visionário, cujas contribuições continuam a impactar positivamente a comunidade de Jales.

A cerimônia foi concluída com agradecimentos aos presentes, marcando um importante momento para a cidade e para a família de José Alberto Silveira Matos. Para finalizar o prefeito Luis Henrique informou aos convidados, que, muito em breve, será iniciada a primeira etapa de revitalização do Bosque Municipal, com investimentos de mais de R$800 mil. “Não temos medido esforços em prol da agricultura e o meio ambiente em nosso município, desde que assumimos a Prefeitura, a revitalização do bosque, era um de nossos objetivos, agora irá sair do papel, transformando esse espaço em mais um cartão postal da cidade. E, graças aos nossos esforços, Jales voltou a ser reconhecida como município verde-azul saltando da 358º para a 20º posição no ranking. Por isso nos orgulha muito entregarmos hoje para a população essa nova sala de educação ambiental”.


Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Érica Cristina Carpi, ex-tesoureira da Prefeitura de Jales, morre aos 41 anos

thumbnail

A ex-funcionária pública esteve no centro de um dos maiores escândalos de corrupção da história de Jales, mais de R$ 9 milhões foram desviados da Prefeitura, conforme o Ministério Público

Jales possuiu mais de 36 mil eleitores aptos para votar nesta eleição

thumbnail

As eleições vão ocorrer no dia 6 de outubro, quando eleitores de todo o país são convocados para comparecer às urnas e eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.