Segunda-Feira, 01 de Agosto de 2022 às 08:51

Hospital de Amor Jales realiza ações de conscientização no Julho Verde

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que ao longo do ano de 2022 sejam registrados mais de 36 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço, incluídos nesse total os tumores de boca (cavidade oral), laringe e tireoide.

thumbnail

Em alusão à campanha “Julho Verde”, o Hospital de Amor Jales realizou diversas ações de conscientização aos colaboradores, pacientes, profissionais de saúde e à população, para ressaltar a importância da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do câncer de cabeça e pescoço.

Desde 2014, o dia 27 de julho foi instituído como o “Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço”, pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço (IFHNOS) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), sendo então adotado o mês como “Julho Verde”.

Neste ano, o objetivo da campanha foi de conscientizar quanto a importância da detecção precoce desse tipo de câncer. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que ao longo do ano de 2022 sejam registrados mais de 36 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço, incluídos nesse total os tumores de boca (cavidade oral), laringe e tireoide.

Dentre as ações desenvolvidas, o Hospital de Amor Jales recebeu profissionais das redes municipais de saúde da cidade de Jales (SP) e região para um encontro em que foi debatido sobre a detecção de casos suspeitos e o tratamento precoce, que podem alcançar até 90% de chances de cura.

SINAIS E SINTOMAS

É importante que as pessoas fiquem atentas sobre os sinais e sintomas da doença. Os mais comuns são: caroços ou nódulos no pescoço, feridas na boca com mais de 15 dias que não cicatrizam e rouquidão. Muitas vezes, são os profissionais de odontologia que percebem a ocorrência dessas lesões, mas, também é fundamental procurar um médico de sua confiança se perceber qualquer um desses sintomas.

PREVENÇÃO

O desenvolvimento desses tumores também está relacionado a hábitos não saudáveis de vida, tais como: consumo exagerado de álcool e tabaco, além de relações sexuais de risco, ou seja, sem uso de preservativos. A incorporação de bons hábitos, como a escovação da boca e dental três vezes ao dia, ir ao dentista duas vezes ao ano e alimentação rica em legumes, verduras e frutas, é essencial para a saúde da boca. A vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) também previne contra o câncer de garganta, sendo assim, a vacinação deve ocorrer em meninas e meninos, pré-adolescentes, preferencialmente antes da primeira relação sexual.

FORMAS DE TRATAMENTO

Quando diagnosticado na fase inicial, o tratamento consiste em cirurgias menos invasivas ou em sessões de radioterapia, causando menos problemas de função, como mastigar, sentir o gosto ou cheiro do alimento, engolir, respirar, falar, menor ou nenhuma deformidade no pescoço e face, e menor chance de complicações para a função do pescoço, ombros e braços. Quando diagnosticado em fase avançada, o tratamento consiste em radioterapia e quimioterapia, que podem ser associados a cirurgias agressivas. Estes tratamentos combinados podem levar a graves sequelas, muitas delas definitivas, causando grande prejuízo estético e funcional na área da cabeça e pescoço.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h