Segunda-Feira, 18 de Julho de 2016 às 17:44

Geada atinge cidades da região e modifica paisagem

thumbnail
Produtores rurais de toda a região tomaram um verdadeiro susto quanto acordaram hoje pela manhã para trabalharem. Após um longo período de tempo,  uma geada voltou a atingir as propriedades e deixou a paisagem literalmente congelada.

Quando a temperatura do ar de uma região cai abaixo do ponto de congelamento da água (0° C), pode ocorrer uma geada. Ela ocorre, pois o vapor de água existente no ar, ao cair da noite, se transforma em cristais de gelo.

Estes cristais de gelo costumam cobrir a vegetação, originando ao amanhecer uma linda paisagem. Porém, a geada dificulta o desenvolvimento das plantações. Isto ocorre, pois a seiva das plantas pode congelar, impossibilitando o perfeito funcionamento das células vegetais.

Os frutos também são prejudicados, uma vez que a baixa temperatura dos cristais de água pode queimá-los, principalmente, quando estão no começo do desenvolvimento.

Geadas na região
A moradora do bairro rural Ribeirão Lagoa em Jales, Denise Aparecido Francisco, contou que hoje pela manhã seu esposo a chamou e quando ela olhou pela janela, o capim estava todo branquinho.

Denise explica que a geada é prejudicial para eles, que criam gado de corte, pois agora o capim vai secar e será  necessário comprar ração para alimentar os bois, ou seja, o gasto com a produção aumenta consideravelmente.

As baixas temperaturas atingiram também o Sítio Boa Esperança, Córrego do Gregório, em Turmalina, local onde mora o pecuarista João Marcos. Ele conta que acordou hoje bem cedinho e toda a pastagem da propriedade estava branca. 

Além do gado de corte, João Marcos disse que trabalham também com a produção de leite, atividade que é prejudicada com as baixas temperaturas, visto que cai a quantidade de leite produzido.  Entretanto, o produtor disse que esse acontecimento também tem aspectos bons, visto que a geada elimina insetos como carrapatos e moscas, e com isso, ao se regenerar, a pastagem fica mais bonita e saudável.

Na estância Pirão em Jales, onde mora o pecuarista Sydnei Bueno, a grande dificuldade foi para sair com o carro, pois uma grande camada de gelo estava sob o para-brisa do veículo.

Sydnei disse que ligou o limpador do para brisa para tirar o gelo do vidro, porém não foi o suficiente. Somente jogando água que o gelo se desfez, ele contou.

Hoje pela manhã o pecuarista já veio na cidade e comprou alguns sacos de ração, pois agora a tendência é o pasto secar, segundo ele.

A geada atingiu também as cidades de Paranapuã, Mesópolis, Vitória Brasil, Dolcinópolis, Urânia,  General Salgado, Santa Albertina, Aspásia,  entre outras cidades da região.


imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.