Quarta-Feira, 17 de Julho de 2019 às 12:16

Frio pode alterar produção de uvas em regiões paulistas e mineiras

Produtores já estão em alerta para a nova frente fria desta semana

thumbnail

O frio, um pouco mais intenso neste mês de julho, pode afetar o calendário de atividades nas videiras de diversas regiões. Ainda que grandes prejuízos não tenham sido relatados, produtores já se mantêm em alerta, principalmente considerando a previsão de uma nova frente fria para esta semana (15 a 19/07).

De acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, nas praças paulistas, como Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo, os poucos parreirais que já tinham sido podados e estavam em fase de brotação tiveram problemas de queima de brotos. Caso as temperaturas se mantenham mais baixas, os parreirais recém-podados também podem ser impactados – e a produtividade nessas regiões, prejudicada.

Para Jales e Pirapora (MG), a preocupação é com o calendário de oferta: as baixas temperaturas tendem a desacelerar o ciclo da videira, o que pode ocasionar atrasos e resultar em colheita tardia e simultânea nas duas praças – que concorrem na comercialização da variedade niagara –, afetando negativamente as cotações.

Nas centrais atacadistas de São Paulo e Campinas, por sua vez, vendedores se mostraram desanimados diante do mercado "congelado" pelo frio invernal. A procura por uvas caiu, resultando em preços oscilando em patamares mais baixos nas duas primeiras semanas de julho, além de estoques maiores.

Com informações de hfbrasil.org.br

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.