De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a data deverá ser marcada pela
compra de “lembrancinhas”, presentes que não causem impacto no orçamento, assim
como ocorreu no Dia dos Namorados.
De acordo com a entidade, o Índice de Consumo das Famílias
(ICF) está patinando, com recuo de 3,2% em julho.
“Embora o consumidor esteja mais disposto a ir às compras,
[como apontou alta de 3,3% do Índice de Confiança do Consumidor em julho], as
instituições financeiras ainda seguram o crédito diante da inflação e do alto
índice de desemprego no país”, destaca a FecomercioSP, em nota.
Segundo a entidade, os bancos só deverão liberar crédito
quando houver queda nos índices de desemprego, para não correr o risco de
elevação da inadimplência.
A expectativa da FecomercioSP é que as vendas do segundo
semestre sejam impulsionadas nos meses de novembro e dezembro com as promoções
da Black Friday e do Natal.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) e o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), utilizados pela federação, são apurados mensalmente com dados de cerca de 2,1 mil consumidores.
Com informações de Agência Brasil.
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