Quinta-Feira, 17 de Agosto de 2017 às 21:04

Fé e devoção animam fieis a caminho da Romaria Diocesana de Jales

Fiéis se organizam para participar da “2ª Peregrinação Caminhando” com destino a Romaria Diocesana de Jales, que será celebrada no domino dia 20 de agosto, em comemoração aos 57 anos de instalação da diocese, completados no dia 15.

thumbnail

Neste ano será realizada a 33ª romaria, neste período muitas histórias de fé e devoção foram compartilhas entre os milhares de romeiros que anualmente participam, segundo estimativa dos organizadores devem estar reunidos no domingo aproximadamente 15 mil pessoas, dos 45 municípios que compõe a diocese.

A 13 anos atrás, na 20ª Romaria Diocesana, no ano de 2004, o senhor Osmar Tozarini, hoje com 55 anos, manifestou sua fé de uma forma grandiosa, de forma espontânea, e com suas intenções pessoais, iniciando uma peregrinação, saindo de sua cidade, Urânia, caminhando descalço, apenas com seu rosário, uma garrafinha de água e em jejum, até a cidade de Jales, pelas estradas de terra, rumo a Romaria Diocesana.

“No seu segundo ano de minha caminhada, ainda peregrinei sozinho, e em um determinado momento enquanto caminhava, percebi que não conseguia mais continuar com minhas orações, e chegando próximo a uma encruzilhada me deparei com um montante de lixo depositado no meio da estrada, com revistas e livros, e em minha curiosidade humana resolvi dar uma olhada no que tinha ali, e entre a muitos livros encontrei um livro de terços, com cânticos e orações, que me deu força e esperança para continuar a caminhada”, recordou o Senhor Osmar.

O seu livro de orações encontrado na estrada é seu companheiro até hoje, e em todas as peregrinações, relata seu testemunho aos peregrinos que passam por ali. Sua força e coragem, entusiasmou outros fiéis que permaneceram com o ato de fé até hoje, com um número crescente a cada ano.

Com o testemunho de muitos que começaram a participar da peregrinação, o fiel Marcos Soratto, de Santana da Ponte Pensa, resolveu ir mais além, iniciar uma peregrinação de três dias começando na sexta-feira, saindo a pé de Santa Fé do Sul, passando por Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Santa Salete, e Urânia, até a cidade de Jales.

“Conhecendo a Estrada Boiadeira que era o único caminho que existia na época dos antigos povoados, sabendo da sua existência e que ela cortava todos os municípios de nossa região, partilhei a ideia com o Padre Mário Roberto Faria para iniciarmos nossa caminhada aqui na Diocese, que nos incentivou a iniciar no ano passado, por ocasião da Romaria Diocesana, partindo de Santa Fé do Sul, da Vila Mariana, Capela de Nossa Senhora Aparecida”, disse Marcos.

Neste ano de 2017, a peregrinação até a cidade de Jales, terá início na sexta-feira, dia 18, às oito horas da manhã saindo da Capela Nossa Senhora Aparecida, chegando em Urânia no Sábado para pernoitar. No Domingo os peregrinos sairão rumo a Romaria Diocesana, às seis horas da manhã, do Campo Municipal.

“Ao celebrar a sua Assunção ao Céu em corpo e alma, oramos a Maria para que ajude os homens e as mulheres do nosso tempo a viverem com fé e esperança neste mundo, procurando o Reino de Deus em todas as coisas” São João Paulo II.

Ouça a entrevista

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.