Sexta-Feira, 13 de Setembro de 2019 às 10:38

Faltar a consultas agendadas nos serviços de saúde pública causa demora e aumenta as filas

Usuário do SUS que falta às consultas também causa gastos do Poder Público.

thumbnail

O Ministério Público Federal, através da Procuradoria da República no Município de Jales, em conjunto com as diversas entidades de saúde da região abaixo identificadas, informam que estão sendo estudadas e tomadas medidas para reduzir o tempo de espera nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS) para consultas, exames e cirurgias.

No entanto, o MPF e as entidades alertam o público que quando o usuário do SUS falta às consultas por ele agendadas, a eficiência do serviço de saúde é prejudicada, uma vez que isso compromete a capacidade de marcação de consultas na unidade onde o exame estava previsto. Quando alguém falta à consulta marcada e não avisa com antecedência não é possível agendar outra pessoa para aquele horário, o que aumenta o prazo para a realização daquela consulta naquela unidade de saúde, além de gerar gastos ao Poder Público.

Em todo o país, o índice de faltas a consultas sem aviso é de 30% (trinta por cento). As faltas prejudicam não só o atendimento na unidade onde a consulta estava agendada, mas todo o serviço de saúde.

Isso acontece porque no SUS a ausência fica constando em sistema e toma o lugar de outro atendimento. Portanto, evite faltar às suas consultas e se não for possível comparecer, faça o possível para avisar o quanto antes que não vai poder ir.

Toda vez que uma consulta médica de especialidade é agendada, um grande esforço financeiro e humano foi investido para que isso ocorresse. Lembre-se, o dinheiro da saúde pública vem dos impostos que você paga.

Nesse contexto, o MPF e as entidades abaixo identificadas, orientam aos usuários do SUS que, além de manter o telefone e endereço atualizados, caso não possam comparecer às consultas e exames agendados, avisem com antecedência mínima de 48 horas no mesmo setor/local/telefone onde você agendou a consulta. Ao avisar antecipadamente da falta, outro paciente poderá ser atendido no seu lugar. O SUS é uma conquista. Valorize-o.

- AMBULATÓRIO MÉDICO DE ESPECIALIDADES DE JALES;

- CONSORCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA REGIÃO DE JALES (CONSIRJ);

- DRS XV – REGIONAL DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO;

- HOSPITAL DE BASE, HOSPITAL DA CRIANÇA E MATERNIDADE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO;

- HOSPITAL DO AMOR DE JALES (FUNDAÇÃO PIO XII);

- SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE JALES;

- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JALES.

Com informações da Procuradoria da República em Jales (MPF).

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br


imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h