Quarta-Feira, 03 de Julho de 2019 às 19:25

Ex-presidente do INSS aponta desmonte da previdência, em série especial de reportagens

Elisete Berchiol esteve em Jales e cedeu uma série de entrevistas ao Jornal do Povo que estão esclarecendo dúvidas da população a respeito das mudanças que podem ocorrer.

thumbnail

Começou a ser apresentada desde terça-feira, 02 de julho, uma série especial de reportagens no Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, a respeito do desmonta de previdência por meio da reforma proposta pelo governo federal.

Elisete Berchiol da Silva Iwai, foi servidora pública de carreira do INSS e atuava como secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência Social, quando assumiu como presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em janeiro de 2015.

Formada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Toledo, em Araçatuba, e pós-graduada em Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade Federal de Madri Alcalá de Henares (Espanha). Elisete ingressou no Serviço Público Federal, em 1983, por meio de concurso, no cargo de Técnico do Seguro Social do INSS. Foi Gerente Executiva em Araçatuba e Superintendente Regional do INSS em São Paulo.

Até sexta-feira, 05 de julho, diversos temas serão esclarecidos, como as regras de transição, aposentadoria rural, benefícios aos idosos entre outros assuntos.  Para começar Elisete Berchiol explicou como está articulada a reforma e o desmonte da seguridade social.   

Caso seja aprovada sem alterações desmontará o sistema previdenciário brasileiro, prejudicando a maioria dos trabalhadores e abrindo caminho para os grandes bancos lucrarem com a Previdência Social Pública.

Todos teremos que trabalhar mais e o cumprimento dessas regras só assegura 60% do salário. Contribuir 40 anos para a Previdência Social depois da Reforma Trabalhista do Temer, que ampliou a informalidade e não gerou empregos, e da Emenda Constitucional 95/2016, que congelou os gastos públicos com Saúde e Educação, será praticamente impossível para a maioria dos brasileiros, especialmente os mais jovens.

Acompanhe a baixo o áudio da entrevista.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

Ouça a entrevista

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h