columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Sexta-Feira, 05 de Novembro de 2021 às 16:19

ESPERANÇAR…

Padre Claudemir Ortunho | Administrador Paroquial da Quase Paróquia de Pontalinda, Assessor Diocesano da Animação Bíblico Catequética e Assessor Diocesano da 6ª Semana Social Brasileira

thumbnail

A esperança está sempre presente na mente e no coração humano. Vivemos na esperança de ver dias melhores, uma sociedade mais justa e fraterna, um mundo humanizado, onde o ser humano e a vida de todo o cosmo seja o centro dos parâmetros que norteiam os caminhos da nossa humanidade.

Esperançar é cultivar em nossos corações aquilo que ainda não temos posse, mas movidos pela fé almejamos um dia alcançar. É sonhar com um novo céu é uma nova terra, onde a vida possa existir e atingir a sua plena realização de forma equilibrada. E para que esse sonho se torne realidade é preciso que todo homem e toda mulher se empenhem e se comprometam na construção dessa nova sociedade.

O que se percebe, é que esse ideal está no coração de todos, é o que mais se ouve pelas praças e ruas: “queremos um mundo melhor”; “queremos um Brasil melhor”; “queremos uma sociedade mais justa e fraterna, onde todos tenham direito a uma vida digna”. Devemos nos perguntar: mas qual tem sido nossa atitude pessoal e comunitária? O que temos feito para que esse ideal se torne realidade?

É preciso romper com nossos egoísmos, ideologias individualistas, separatistas, excludentes, opressoras… É preciso romper com as barreiras do ódio, da violência, da marginalização. É preciso aprender a caminhar juntos; aprender com o outro; sonhar juntos, trabalhar juntos, construir uma nova sociedade na unidade.

A 6ª Semana Social Brasileira, uma iniciativa da CNBB, mas que envolve as pastorais sociais da Igreja, movimentos sociais e outras organizações da sociedade, é um convite para que todos abram seus corações para sonhar juntos, mas principalmente para construir juntos, em comunhão, o Brasil que queremos.

Com o tema: Mutirão pela Vida: terra, teto e trabalho, a 6ª Semana Social Brasileira quer trilhar um caminho de unidade, respeito mútuo, compromisso com a vida, tendo um olhar sobre a realidade que nos cerca, a partir de um diagnóstico participativo, que nos leve a análise dos desafios, refletir sobre os mesmos, apontar caminhos, elaborar projetos que promovam as superação das dificuldades, colaborar no protagonismo das pessoas envolvidas em determinadas situações de exclusões, e na promoção de políticas públicas que auxiliem as pessoas na construção do seu projeto de vida por terra, teto e trabalho.

Esperançar é acreditar num projeto de sociedade construído a partir das verdadeiras necessidades do ser humano. Por isso, entre na roda com a gente! Venha participar conosco da 6ª Semana Social Brasileira!

Ouça a entrevista

imagem

Natal, Tempo de Esperança reunirá nos próximos dias eventos esportivos e culturais nos bairros e o Beatles In Concert, no Teatro Municipal

thumbnail

A programação do Natal, Tempo de Esperança de Jales, programada pela Prefeitura e Associação Comercial e Industrial (Acij) está repleta de atrações

Saúde: campanha Fique Sabendo começa no dia 1 de dezembro

thumbnail

A Campanha “Fique Sabendo” tem como objetivo ampliar a testagem para o HIV na população nacional e terá início em Jales a partir da quarta-feira, 1 de dezembro, ofertando testes rápidos também para sífilis.