columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Sexta-Feira, 30 de Julho de 2021 às 08:24

ESCUTA, SEGUE E ANUNCIA: REALIZAR A MISSÃO DE CADA DIA

Vitor Rafael da Silva Aguiar, seminarista da Diocese de Jales do 2º ano de Teologia

thumbnail

“Escuta, segue e anuncia”: este foi o lema da Semana Missionária deste ano de 2021 realizado entre os dias 19 a 25 de julho na Paróquia Missionária de São Benedito em Urânia. Um momento forte de comunhão e espiritualidade que gera a missão. Essa que por sua vez já é idealizada por Jesus Cristo que nos afirma: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Cf. Mc 16, 15). 

Ali estavam presentes os discípulos missionários da nossa igreja particular, na qual foram representados pelos seminaristas da etapa da configuração do Seminário Diocesano de Jales, além dos presbíteros das paróquias da diocese e os leigos e leigas que contribuíram nas atividades de visitas as famílias, bem como instituições públicas e privadas, além da administração dos Sacramentos da Penitência e Unção aos enfermos e momentos de orações junto as comunidades dividindo-se, assim, nos atendimentos nas Quase-Paróquias de São José em Aspásia, Nossa Senhora de Salete em Santa Salete, Comunidade Nossa Senhora de Fátima em Urânia e na Matriz São Benedito em Urânia, o que possibilitou o conhecimento pastoral e social destas comunidades que compõe a Paróquia Missionária.

Vivenciando ainda este tempo dramático da COVID-19, a missão foi realizada com toda cautela respeitando as medidas preventivas sanitárias contra a Pandemia não obstante de transmitir em palavras, ações e testemunhos o Santo Evangelho de Cristo. E é neste Cristo, Pastor e guia, a fonte de inspiração para cumprir com êxito a vontade de Deus na vida missionária da Igreja.

Assim nos exorta o Decreto Ad Gentes (nº1): “a Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na «missão» do Filho e do Espírito Santo”. Todo cristão, portanto, desde o seu batismo é convidado a assumir a missão de tornar-se, segundo a tria múnera, Profeta, Sacerdote e Rei. O cristão, então, não age só, mas por meio do Espírito conforme manifesta São Paulo a Efésios (1, 13) “nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo”. É o Espírito de Deus que dá força, revigora, sustenta, santifica e revela o espírito missionário em cada cristão. Cristão este, por sua vez, que deve buscar de forma incessante a comunhão com a Santíssima Trindade e com o seu “sim” generoso a missão, anunciar as maravilhas de Deus criador.

Com o “sim” de cada discípulo a missão alcança o seu êxito e apesar de todo cansaço físico que lhe é imposto, o próprio Cristo nos aconchega: “Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso” (Cf. Mt 11, 28).

Ter a experiência de uma Paróquia Missionária na igreja diocesana é o convite para fomentarmos ainda mais o espírito missionário interpelado em cada cristão e contribuirmos com o que temos para servirmos ao bem comum. Nestes dias de missão na Paróquia missionária de São Benedito o que permanece em nossos corações é o sentimento de gratidão. Foram inúmeros testemunhos num só desejo: o de amar. Amor este indispensável nas relações humanas e que contribui para o fortalecimento da fé.

Desejamos, enfim, que as sementes plantadas nesta semana missionária possam continuar a serem regadas pelo “sim” generoso do povo de Deus à missão e darem bons frutos de caridade.

“Com os pés no chão e a Palavra de Deus no coração, somos Igreja em saída, comunidade em Missão”

Ouça a entrevista

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.