Que vai ocorrer na semana de 23 a 27 de setembro a instituição encaminhou aos eventos 4 grupos de pesquisa.
A escola que é integrante do PEI, Programa Ensino Integral do Estado de São Paulo e desenvolve pré-iniciação científica desde 2013, com a implantação do Programa a cada ano tem aprimorado seus conhecimentos sobre pesquisa e se tornado referência na cidade e região.
O trabalho com pesquisa no campo educacional proporciona a construção do conhecimento, estimulando o desenvolvimento cognitivo do educando. Em especial, o incentivo a iniciação científica resgata o interesse, a busca por novos saberes, a ação de criar e recriar diariamente. Essas são características necessárias para que a criança e/ou jovem possa exercer de fato o seu protagonismo juvenil, missão primordial constante na proposta pedagógica das escolas participantes do Programa Ensino Integral – PEI.
“Acreditamos na pesquisa como ferramenta inovadora de aprendizagem, potencializando os fazeres da escola e contribuindo para o engajamento das crianças e jovens aos problemas da sociedade, atuando como protagonistas nas reflexões e propostas de melhoria às questões de seu tempo”, afirma a PCG Fernanda Aléssio Miranda que estimula e acompanha os projetos desde 2013.
Na MOSTRATEC, RS para surpresa e satisfação da escola dois projetos foram premiados e participarão de feiras internacionais: “Estudo da ação da Mentha villosa e da Curcuma longa no combate a bromidrose plantar” dos pesquisadores Shamyra Curã e Igor de Lucco, sob a orientação da professora Cristiane Batista irão ao FORO DE CIENCIAS Y CIVILIZACIÓN, Cerrito, Entre Rios, Argentina em outubro de 2018 e o projeto “Introdução do triturado de pet na produção de massa de construção” do pesquisador Guilherme Marcondes orientado pelo professor Marcio Hernandes participarão da GENIUS OLYMPIAD, Nova Iorque, EUA em junho de 2018.
“Agradeço a todos aqueles que de forma direta e indireta se envolvem no trabalho de iniciação científica. É enorme e constante a partilha. Partilham-se dúvidas, incertezas, conquistas e muitas aprendizagens. A Equipe da Escola Estadual “Afonso Cáfaro” tem a oportunidade de proporcionar aos jovens fernandopolenses, condições para a construção e reconstrução das ações protagonistas cotidianamente e agora precisaremos mais uma vez de parceria da comunidade para viabilizarmos a participação dos nossos alunos nas feiras em que foram premiados”, disse o Diretor da instituição Roberto Alves Gomes.
O trabalho com pesquisa tem dado bons frutos e estimulado a cada ano um maior número de alunos a participarem de projetos fortalecendo a perspectiva da aprendizagem por investigação.
Fonte: Jornal 4Cantos
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