Sexta-Feira, 25 de Outubro de 2024 às 17:12

Encontro sobre segurança alimentar e nutricional é realizado em Jales

Participaram do encontro técnicos e membros dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar dos municípios de Jales, Mesópolis, Santa Albertina, Dirce Reis, Pontalinda, Santa Rita d'Oeste, Santana da Ponte Pensa e Ubarana.

thumbnail

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com a CATI Regional Jales, promoveu no dia 23 de outubro, o encontro regional de técnicos e conselheiros para discutir a temática de segurança alimentar e nutricional. O evento contou com a presença do Assessor Técnico do CONSEA Estadual, Mateus Ribeiro Fernandes, e também abrigou a reunião da Comissão Regional da Segurança Alimentar e Nutricional (CRSANS) da região de São José do Rio Preto.

O evento foi realizado no espaço da Cozinhalimento e teve como principais temas discutidos o diagnóstico de segurança alimentar 2024, que está sendo encaminhado aos municípios do Estado de São Paulo. O objetivo é compreender como estão organizados os Conselhos Municipais de Segurança Alimentar, sua legislação, composição, a realização de conferências, além da adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN).

Os municípios que aderem ao SISAN obtêm como vantagens a participação na articulação das políticas públicas voltadas ao alcance da segurança alimentar e nutricional (SAN) e do direito humano à alimentação adequada (DHAA), além de viabilizar a operacionalização de programas de forma integrada e sustentável, por meio de uma abordagem mais sistêmica. A adesão também amplia a força política dos municípios, defendendo as políticas de segurança alimentar e nutricional de forma integrada e intersetorial em nível local.

Além disso, a adesão possibilita o recebimento de apoio técnico e político para a implementação e aperfeiçoamento da gestão do SISAN e dos planos de segurança alimentar e nutricional. Os municípios também podem obter pontuação adicional em propostas de apoio a ações e programas incluídos nos planos de segurança alimentar e nutricional, quando habilitados em editais de chamada pública. Outro benefício é a organização e maior participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas relacionadas à SAN, o que facilita o acompanhamento e monitoramento de indicadores, programas e orçamentos.

A adesão ao SISAN contribui para a promoção de ações de educação permanente, formação e capacitação de gestores, profissionais e sociedade civil, especialmente conselheiros, além de possibilitar maior acesso à alimentação adequada pelos titulares desse direito. Como resultado, a promoção da cidadania, dignidade, saúde e qualidade de vida dos cidadãos pode gerar economia na área da saúde pública.

A secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra de Lima Gigante, destacou a importância do encontro e das ações que a Prefeitura de Jales já vem desenvolvendo no contexto da segurança alimentar. Ela salientou que o processo de adesão do município de Jales ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN) já foi providenciado e acredita que nos próximos meses a adesão estará concluída.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br.

imagem

Cerca de 160 músicos participam do Encontro de Música Litúrgica da Diocese de Jales

thumbnail

Aconteceu no último domingo, dia 27 de outubro, na Escola Vocacional de Jales, o Encontro Diocesano de Música Litúrgica, reunindo cerca de 160 músicos de toda a Diocese de Jales.

DNJ 2024 reúne centenas de jovens em Santa Fé do Sul

thumbnail

No sábado, dia 26 de outubro, foi realizado na Paróquia Missionária São João Batista, em Santa Fé do Sul, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) de 2024 da Diocese de Jales